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O pensamento complexo e a perspectiva de ação de futuros doutores

Patrícia Segtowich

Resumo

O presente estudo visa a discutir as perspectivas de ação manifestadas por futuros doutores, no início de sua formação doutoral. A investigação nasceu por meio de minha participação, no âmbito da formação doutoral, no componente curricular Bases Epistemológicas da Pesquisa em Educação em Ciências e Matemáticas, ofertadas no Programa de Pós – Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (UFPA), no ano letivo

 

de 2010. Nesses encontros, os professores formadores solicitavam que, em duplas, os doutorandos elaborassem três questões sobre o seguinte posicionamento: “COMO ME VEJO COMO DOUTOR?”. Estas foram postas em discussão por todos os doutorandos e, posteriormente, reduzidas a cinco para que fossem respondidas por todos, individualmente. Foram as respostas desse questionário que forneceram os dados desta investigação. As respostas revelaram que os doutorandos não estão presos a metodologias nem a processos únicos e amarrados, sendo esse posicionamento demonstrado por meio de perspectivas de atuação sob formas que se mostraram diversificadas e interativas.


Palavras-chave

formação doutoral; formação de professores; complexidade e pensamento complexo


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v8i15.1690

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