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Ciência e ensino de ciências: Ideias e práticas de professores de ciências no ensino médio em Cabinda/Angola

Juliana Lando Canga, Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Ruth Gabriel Canga Buza

Resumo

Neste artigo, apresentamos um recorte de uma pesquisa qualitativa, na abordagem narrativa, desenvolvida com professores de Ciências do Ensino Médio da Província de Cabinda, em Angola. A escola em que os doze docentes da pesquisa trabalham, destina-se à preparação de professores, em nível médio, para atuar no ensino fundamental até a 8ª série. Em termos objetivos, buscamos refletir e compreender, a partir de registros escritos de professores de ciências dessa instituição de ensino, que ideias constroem acerca de ciência e de ensino de ciências que orientam a sua prática docente, visto que a maioria deles leciona no ensino médio, na área para a qual não foram graduados. São docentes oriundos de áreas afins, como engenharias, enfermagem, bioquímica e outros possuem somente formação em nível médio de escolaridade. Assumimos a pesquisa qualitativa, adotando a abordagem narrativa, na perspectiva (auto) biográfica. Buscamos as informações necessárias para a construção dos dados a partir de questionários respondidos pelos professores. Os resultados apontam para o predomínio da ideia racional de ciência e o ensino por transmissão, embora identifiquem-se indícios de compreensão de ensino como construção, e a relação da ciência com componentes de Ciência, Tecnologia e Sociedade.


Palavras-chave

professores; ensino de ciências; ciência-tecnologia-sociedade


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v7i0.1693

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