O brincar e a interação social em atividades de educação financeira na educação infantil
Resumo
O estudo identifica a necessidade de promover espaços na Educação Infantil que oportunizem valorização, competências, habilidades e atitudes de reconhecimento sobre a importância de uma educação financeira desde as mais tenras idades. Neste sentido, a questão de pesquisa foi assim expressa: qual a pertinência pedagógica de atividades voltadas a abordar a educação financeira com crianças da Educação Infantil? O objetivo do estudo é analisar a viabilidade didática e o processo de interação oportunizado às crianças da Educação Infantil, por meio de um conjunto de atividades voltado à educação financeira. Para atingir esse intento, foi desenvolvido um conjunto de atividades didáticas focado na interação e no brincar, as quais aplicadas em cinco encontros no decorrer de uma semana, com crianças da fase pré-escolar de uma escola pública. A pesquisa apoia-se em uma abordagem qualitativa, recorrendo à produção dos dados por meio dos registros da pesquisadora, materiais produzidos pelas crianças e videogravações. A análise dos dados é limitada a três episódios, investigando, em cada um, a viabilidade didática e o processo de interação oportunizado em cada atividade. Os resultados apontam o envolvimento das crianças com as atividades, a capacidade de compreensão do valor do dinheiro e a conscientização sobre a importância de poupar para adquirir.
Palavras-chave
atividades lúdicas; direitos de aprendizagem; campos de experiências
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