Cabeçalho da página

Saber ser professor sabendo os saberes de ser professor

Paula Ledoux, Tadeu Oliver Gonçalves

Resumo

Neste artigo, buscamos situar o leitor quanto aos saberes docentes e aos saberes sociais, considerando que tais saberes formam o conjunto de saberes que compõem a sociedade e que são necessários à ação docente na perspectiva de traduzir os anseios do professor. Para tanto, inicialmente, discutimos os saberes necessários à prática docente. Em seguida, apresentamos algumas definições sobre os saberes presentes na prática pedagógica que são apontadas nos estudos realizados por Tardif (1998), Gauthier et al (1998) e Morin (2000). Esse novo olhar em relação aos saberes permite um novo caminhar na direção de alcançar os conhecimentos desejáveis não só em relação ao saber docente, mas, especialmente, o saber fazer na prática.


Palavras-chave

saberes sociais; saberes docentes; formação de professores


Texto completo:

PDF

Referências


CALDEIRA, M.S. A apropriação e a construção do saber docente e a prática cotidiana. In: Cadernos de Pesquisa nº 95, São Paulo, nov. 1995, p. 5-12.

DAMSCENO, M.N. & SILVA, I.M. Saber da prática social e saber escolar: Refletindo essa relação. In: Anais da 19ª Anped, 1996.

FIORENTINI, D. & SOUZA e MELO, G.F. Saberes Docentes: Um desafio para acadêmicos e práticos In: GERALDI, C. (org). Cartografia do Trabalho Docente: Professor(a)- pesquisador(a). Campinas: Mercado da Letras, ALB, 1998.

GAUTHIER, C et al. Por uma teoria da pedagogia.Ijuí: Unijuí, 1998.

GUARNIERI, M.R. O início na carreira docente: Pistas para o estudo do trabalho do professor. In: Anais da Anped, 1997.

NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: Um breve panorama da pesquisa brasileira. In: Revista Educação e Sociedade, nº 74, Campinas, 2001.

PIMENTA, S.G. Formação de Professores: Identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S.G. (org.). Saberes pedagógicos e atividades docentes. São Paulo: Cortez, 1999.

TARDIF, M.; LESSARD & LAHAYE. Professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. In: Teorias & Educação nº 4, Porto Alegre: Panorâmica, 1991.

TARDIF, M.; LESSARD & LAHAYE. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Rios de Janeiro: PUC, 1999.

TARDIF, M.; LESSARD & LAHAYE. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v4i0.1726

Direitos autorais 2008 CC-BY



Creative Commons License