Cabeçalho da página

A transdisciplinaridade e a educação de jovens e adultos

Lênio Fernandes Levi

Resumo

Tomando-se por base a seguinte máxima transdisciplinar: “do todo em direção às partes e das partes rumo ao todo”, propõem-se neste artigo (em especial no que se refere ao segundo trecho da citação em foco) ações educacionais dirigidas pelas chamadas Duplas Heterogêneas de Professores (DHP), que integram docentes com formação (cada um deles) em disciplinas (partes) diferentes, os quais, trabalhando em conjunto (inclusive com os alunos), no mesmo espaço-tempo pedagógico, buscam/buscariam construir ligações entre os conteúdos pertencentes aos (dois ) campos de conhecimento em questão, efetivando-se um caminhar das partes e de suas mútuas (e múltiplas) conexões em direção ao todo. O público escolhido é/foi o da Educação de Jovens e Adultos EJA (no ambiente da escola pública municipal), pois se acredita que as informações extra-escolares acumuladas pelo estudante jovem/adulto, apesar de sua educação formal deficitária, possam contribuir para que ele estabeleça, se corretamente orientado, relações/ligações intelectuais diversas. Apesar (ou além) das pesquisas exploratórias, em campo, que culminaram com resultados constantes em 5 (cinco) tabelas, predominam, quanto à metodologia adotada neste trabalho, o caminhar teórico.


Palavras-chave

complexidade; transdisciplinaridade; dupla heterogênea de professores; escola pública; EJA; ensino de matemática.


Texto completo:

PDF

Referências


FONSECA, M. C. F. R. Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. Belo Horizonte:Autêntica, 2002.

MORIN, E. O pensamento complexo, um pensamento que pensa. In: MORIN, E.; LE MOIGNE, J. L. . São Paulo: Peirópolis, 2000.

PETRAGLIA, I. C. : A educação e a complexidade do ser e do saber. 6.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v3i0.1728

Direitos autorais 2007 CC-BY



Creative Commons License