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Feira de ciências como espaço de formação e desenvolvimento de professores e alunos

Luciana de Nazaré Farias, Terezinha Valim Oliver Gonçalves

Resumo

Nesta pesquisa narrativa buscamos analisar em que medida as Feiras de Ciências podem configurar-se como espaços de formação e desenvolvimento de professores e alunos. Para tanto, analisamos entrevistas semi-estruturadas que desenvolvemos com seis professores e cinco alunos, participantes da XI FEICIPA - Feira de Ciências do Estado do Pará que ocorreu no município de Abaetetuba PA, em dezembro de 2003. Constituíram-se, também, objeto de análise os diários de pesquisa e documentos referentes à realização das Feiras de Ciências no Estado do Pará. Percebemos, a partir do relato dos sujeitos de pesquisa, diferentes oportunidades formativas advindas das experiências por eles vividas/compartilhadas em Feiras de Ciências. São valorizadas pelos sujeitos investigados as oportunidades de socialização e troca de experiências no âmbito da trilogia ensino-aprendizagem-conhecimentos, possibilitando uma ampliação da visão de mundo dos participantes e expositores da Feira, permitindo a divulgação dos resultados das pesquisas realizadas, troca de experiências entre os pares, como forma de validação dos conhecimentos construídos a partir da realidade investigada.


Palavras-chave

feira de ciências; pesquisa narrativa; formação e desenvolvimento profissional.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v3i0.1729

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