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História e filosofia da ciência e decolonialidade nos anos iniciais do ensino fundamental: um panorama em análise

Robson Vinicius Cordeiro, Antonio Donizetti Sgarbi

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento sistemático de produções acadêmicas, publicadas entre 2013 e julho de 2024, que abordam as relações entre História e Filosofia da Ciência (HFC) e a perspectiva decolonial no ensino de ciências, com ênfase nos anos iniciais do ensino fundamental. Com base na metodologia proposta por Silva e Rodrigues (2020), foram consultadas cinco bases nacionais e internacionais. Após a leitura dos resumos e a eliminação de duplicidades, restaram 107 produções, dentre as quais apenas duas dissertações de mestrado se relacionavam diretamente com a temática e o recorte educacional proposto. Os resultados evidenciam a incipiência de estudos que articulem, de maneira crítica e propositiva, HFC e decolonialidade no contexto da infância escolarizada, especialmente no processo de alfabetização científica. Apesar disso, reconhece-se a existência de debates relevantes no campo educacional que vêm desafiando a centralidade eurocêntrica do saber e valorizando epistemologias historicamente marginalizadas. As dissertações analisadas apontam caminhos possíveis para integrar essas abordagens, reafirmando o potencial formativo de práticas pedagógicas que promovam a pluralidade de saberes. O artigo conclui destacando a urgência de ampliar as investigações e práticas educativas que considerem as múltiplas dimensões históricas, culturais e sociais da ciência, desde os primeiros anos da escolarização


Palavras-chave

história e filosofia da ciência; decolonialidade; ensino fundamental; mapeamento sistemático.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v21i46.18315

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