Cabeçalho da página

Sistema Métrico Decimal no Pará

Patrícia de Campos Corrêa

Resumo

O sistema métrico decimal utilizado cotidianamente, na contemporaneidade, dista dos problemas ocasionados durante sua criação e implantação tanto na França como no Brasil. O presente artigo pretende mostrar como este conhecimento foi difundido no Pará no contexto da Belle Époque. No Brasil, o sistema foi implantado legalmente por D. Pedro II ao promulgar a Lei Imperial n. 1.157 de 1862. Deste feito, o sistema métrico francês se tornou o padrão de medidas e de ensino obrigatório nas escolas, além de ter sido estipulado um prazo de dez anos para o abandono definitivo de outras formas de realizar medidas. Esta decisão fazia parte do processo modernizador civilizatório impulsionado pela racionalidade científica, pela industrialização pela qual os países passavam, pelo fortalecimento do mercado consumidor. No Pará, o sistema métrico foi introduzido nos currículos e nos programas de ensino requerendo aulas práticas com uso de equipamentos de medição por método intuitivo em escolas de todos os níveis de ensino: primário, secundário e cursos profissionalizantes em atendimento as necessidades da sociedade à época da exportação da borracha.


Palavras-chave

sistema métrico; escolas paraenses; Belle Époque


Texto completo:

PDF

Referências


ALDER, Ken. The measure of the world. Washington: Smithsonian Instituction Libraries, 2003.

ARBOLEDA, Luis Carlos A. Acerca Del problema de La difusión científica em La periferia: El caso de La física newtoniana em La Nueva Granada (1740-1820). Quipu, vol.4, num. 1, PP. 7-30, enero-abril de 1987.

BARROS, J. B. A Escola Normal do Paraense e a introdução do ensino das Ciências Naturais no Pará. 78 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Belém, 2010.

CUNHA, Raymundo do Cyriaco Alves da. Pequena chronographya da Província do Pará. Belém : [s.M], 1887.

ESTADO DO PARÁ. Monographia do Instituto Lauro Sodré. CENTUR, setor de obras raras.

LIMA, Luciano Mendonça. Derramando susto: os escravos e o Quebra-quilos. Dissertação de Mestrado, IFCH/UNICAMP, 2001.

LIMA, Viviane de Oliveira. Aprendendo com a História: o quebra-quilos na construção do imaginário nordestino. Anais do 3º Seminário Nacional de História e Historiografia: aprender com a História. Ouro Preto: Edufop, 2009.

LIMA, Viviane de Oliveira. Revolta do Quebra-quilos: levantes populares contra o sistema métrico. Dissertação de Mestrado. Pós-grad. Em História/UFF, 2006.

ROZEMBERG, I. M. O Sistema Internacional de Unidades – SI. 3ª ed. ver e ampl. São Paulo: Instituto Mauá de Tecnologia, 2008. Disponível no site www.maua.br. Consultado em 02 de outubro de 2013. PARATUR. www.paraturismo.pa.gov.br. Acessado em 19 de outubro de 2014.

REGULAMENTO GERAL DE INSTRUÇÃO PÙBLICA E ESPECIAL DO ENSINO PRIMARIO, 1891. CENTUR, setor de obras raras.

ROZEMBERG, Izrael Mordka. O Sistema Internacional de Unidades – SI. 3ª ed. ver e ampl. São Paulo: Instituto Mauá de Tecnologia, 2006. Disponível no site www.maua.br. Consultado em 02 de outubro de 2013.

SECRETO, Maria Verônica. (Des)medidas: a revolta do Quebra-Quilos (1874-1876), 2011.

SOUTO MAIOR, A. Quebra-Quilos: Lutas Sociais no Outono do Império- 2a. ed. São Paulo: Ed. Nacional,1978.

TRINDADE, Patrícia De Campos Corrêa. Instrumentos alternativos de pesos e medidas utilizados por ribeirinhos da região do baixo amazonas no estado do Pará. SBPC, 2009.

ZUIN, Elenice de Souza Lodron. Por uma nova aritmética: o sistema métrico decimal como um saber escolar em Portugal e no Brasil oitocentista. Tese de doutorado. PUC/SP, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v11i22.2439

Direitos autorais 2015 CC-BY



Creative Commons License