Cabeçalho da página

Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA: memórias institucionais de um processo de implantação de curso

Arthur Gonçalves Machado, Tadeu Oliver Gonçalves

Resumo

Resumo: Neste artigo, descrevo o processo de implantação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) que deu origem ao curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens (LIECML) do Instituto de Educação Matemática e Cientifica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Inicialmente, faço uma síntese da história do proponente do curso, o Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (NPADC), destacando ações e princípios norteadores responsáveis por suas ações formadoras. Apresento, na sequência, demandas impostas ao NPADC como resultado de uma cultura de formação continuada de professores em vários níveis: atualização; aperfeiçoamento; especialização; mestrado e doutorado. Em seguida, coloco em foco o processo de implantação do PPC, com destaque aos desafios enfrentados em sua aprovação, bem como, apresento elementos que o caracterizam e o diferenciam dos demais projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura, nesse nível de ensino, em funcionamento no país. Para subsidiar as narrativas presentes ao longo do texto, faço uso de documentos – entrevistas, ofícios, atas, portarias – que me ajudam a contar essa trajetória, com os percursos e os percalços presentes na implementação do PPC. E, para caracterizar esse processo, a título de conclusões e considerações finais, destaco embates, idas e vindas referentes às demandas impostas ao novo curso.


Palavras-chave

licenciatura integrada; formação de professores; memórias institucionais


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL (2007). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, INEP. Ministério de Educação. Brasília. Disponivel em: http://www.portal.inep.gov.br/web/guest/sinopsesestatistica-da-educacao-basica.

GONÇALVES, T. O. (2000a). Formação e desenvolvimento profissional de formadores: O caso de professores de matemática da UFPA. Tese de doutorado em Educação: Educação Matemática. Campinas, SP: FE/Unicamp, 206p.

GONÇALVES, T. V. O. (2000b). Ensino de ciências e matemática: marcas da diferença. Tese de doutorado em educação: Educação Matemática. Campinas, SP: FE/Unicamp, 275p.

IMBERNÓN, F. (1994). La formación y el desarrollo profesional del profesorado. Hacia uma nueva cultura profesional. Barcelona: Ed. Grão.

LAVE, J.; WENGER, E. (1991). Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge, University Press.

MACHADO JR (2014). Arthur Gonçalves. Aprendizagens compartilhadas de formadores de professores: o caso da licenciatura integrada em educação em ciências, matemática e linguagens. Tese (Doutorado em Ciências e Matemáticas). Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Belém-Pa.

MALDANER, O. (1999). O Professor Pesquisador: uma nova compreensão do trabalho docente. Espaços da Escola, Ed. UNIJUÍ ano 4, n° 31, p. (5-14).

NPADC. (2008). Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências Matemática e Linguagens. Universidade Federal do Pará, Belém/PA, Resolução Nº 3.847, 28 de abril de 2009. Disponível em: http://www.femci.ufpa.br/.

NPADC: UFPA. (2008). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências Matemática e Linguagens. Belém/PA. Disponível em http://www.femci.ufpa.br.

PINHEIRO, J. P. Utopias Pedagógicas no ensino de ciências: ideias docentes que expressam o futuro para reencantar o presente. Dissertação de Mestrado – UFPA, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Belém-PA.

SCHÖN, D. A. (1992). La Formación de Profesionales Reflexivos. Hacia un nuevo diseño de la enseñanza y el aprendizaje en las profesiones. Barcelona, Paidós.

UFPA (2007). Plano de reestruturação e expansão da UFPA. Belém/PA. Disponivel em: http://www.portal.ufpa.br

WENGER, E. (2001). Comunidades de práctica: aprendizaje, significado e identidade – cognición y desarrollo humano. Barcelona, Paidós.

ZEICHNER, K. M. (1993). A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa, Educa Professor.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v12i24.3677

Direitos autorais 2016 CC-BY



Creative Commons License