Cabeçalho da página

Protagonismo Infantil e saberes culturais ribeirinhos no ensino de matemática na Educação Infantil

Raimundo Gomes Souza

Resumo

Este estudo objetivou investigar as contribuições de uma proposta de ensino, numa turma do Jardim I de uma escola pesquisada em Moju/PA, utilizando os saberes ribeirinhos dessas crianças através de jogos para o ensino de Matemática de modo que o Protagonismo Infantil seja favorecido. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola ribeirinha do município de Moju/PA com crianças da faixa etária de 04 anos de idade no ano de 2015. O estudo seguiu a abordagem qualitativa, e aproximando-se dos pressupostos da pesquisa-ação; a coleta de dados foi através de diário de campo, gravações de áudios e fotografias; na análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2009). A pesquisa evidenciou que: a) as crianças utilizaram comparações para a possibilidade de construção de conceitos matemáticos de altura e pesado; b) ao mesmo tempo que as situações de aprendizagens favoreceram o Protagonismo Infantil, as crianças foram favorecidas por ele ao contribuírem com suas ideias e ações; c) os saberes culturais ribeirinhos por meio de jogos de perguntas e respostas possibilitaram as crianças agirem ativamente na construção do próprio conhecimento matemático.


Palavras-chave

educação infantil; situações de aprendizagens; protagonismo infantil; saberes ribeirinhos; ensino da matemática


Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2009.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora, 1994.

BRASIL. Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Banco Nacional Curricular Comum para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2015.

CARLETO, Eliana Aparecida. NUNES, Ana Maria Ferola da Silva. RIZOTTO, Denize Donizete Campos. Leve ou Pesado? Portal do Professor, MEC, 2013. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49597. Acesso em: 15.05.2015.

GURGEL, Thaís. As Crianças e suas Representações de espaço. Revista Nova Escola. Edição 226. São Paulo. Outubro/2009.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. 4ª edição. Editora Perspectiva S.A. São Paulo, 2000.

KINNEY, Linda; WHARTON, Pat. Tornando visível a aprendizagem das crianças: Educação infantil em Reggio Emília. Trad. Magda F. Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2009.

KLEMANN, Aloysia Pinz. NUNES, José Messildo. Educação Infantil na trilha das múltiplas inteligências: uma proposta de construção do conhecimento a partir de salas ambiente. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.12 (23) Jul-Dez 2015.

LORENZATO, Sérgio. Para aprender matemática. 2ª edição. Campinas, SP: Atores Associados, 2008.

MALAGUZZI, Loris. Histórias, Ideias e Filosofia Básica. In: EDWARDS, Carolyn (org.). As Cem Linguagens da Criança: a abordagem de Reggio Emília na Educação da Primeira Infância. Carolyn Edwards, Lella Gandini, George Forman; tradução Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 1999. 320p.

PIRES, Sérgio Fernandes Senna; BRANCO, Ângela Uchoa. Protagonismo Infantil: co-construindo significados em meio às práticas sociais. UNB, Brasília-DF: Paidéia, 2007.

RINALDI, Carla. La escucha visible. en Escuelas Infantiles de Reggio Emília: História, Filosofia y un proyecto de trabajo. Novedades Educativas (0 a 5 La Educación en los primeros años). Ediciones Educativas. Buenos Aires, Ano 4, nº 33, Março de 2001.

SILVA, Jacqueline Silva da. O Planejamento no Enfoque Emergente: Uma experiência no 1º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos. Tese de Doutorado, UFRGS, Porto Alegre, 2011.

SILVA, Itamar Miranda da. NICOLLI, Aline Andréia. Uma abordagem crítica no ensino de Matemática: possibilidades de articulação teoria-e-prática por meio da Educação Matemática crítica. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e matemáticas, v.7, n. 13, 2010.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

VIANNA, Carlos Roberto. Afinal, o que é medir? Brasília: MEC/SEB, 2014.

VICKERY, Anita. Aprendizagem ativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trad. Henrique de oliveira Guerra. Porto Alegre: Penso, 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i30.3814

Direitos autorais 2018 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License