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Jogar e compreender a química: ressignificando um jogo tradicional em didático

Ana Carolina Rosa da Silva, Paloma Lopes de Lacerda, Maria das Graças Cleophas

Resumo

Não se pode negar a importância que vem sendo dada ao uso dos jogos didáticos no contexto escolar. Seguindo esta perspectiva, este artigo divulga uma investigação realizada sobre as contribuições de um jogo para o ensino de propriedades coligativas. O jogo foi aplicado em uma turma do 2º ano do ensino médio, pertencente a uma escola do sudeste piauiense. A pesquisa relatada é de cunho qualitativo. Utilizamos questionários para a coleta de dados, além da observação direta sobre os aspectos fenomenológicos surgidos durante a aplicação do jogo. Os resultados revelaram que o uso de jogos didáticos não consiste numa prática comum para os sujeitos analisados, e as suas concepções sobre a utilização do jogo em questão nos fizeram inferir que a atividade lúdica proposta contribuiu com o fortalecimento de diferentes aspectos que são necessários para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Química.


Palavras-chave

jogo didático; ensino de química; atividades lúdicas; propriedades coligativas


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v13i28.4340

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