Cabeçalho da página

Subjetividade e formação inicial docente no Centro de Ciências e Planetário do Pará

Victtor Takeshi Yano, José Moyses Alves, André Luiz Rodrigues dos Santos Cunha

Resumo

Objetivamos investigar como o estágio no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP) contribui para a formação inicial de professores de física interpretando os sentidos subjetivos que tem para eles as atividades do estágio, inspirados na teoria da subjetividade de González Rey. Participaram da pesquisa sete monitores do CCPP, que cursavam a licenciatura em Ciências Naturais – Física, pela Universidade do Estado do Pará. Utilizamos questionários, complementos de frases, redação e entrevistas para obter as informações. Realizamos a análise pautados na epistemologia qualitativa. A partir dos resultados, percebemos que o estágio no CCPP os professores em formação 1) aprendem a relacionar teoria e prática, metodologias de ensino e a conviver com os demais monitores; 2) motivam-se a aprender, a ensinar e também enfrentam situações desanimadoras e, 3) constroem sua identidade profissional, estabelecendo metas para sua atuação futura e desenvolvendo conhecimentos importantes para a profissão. Assim, notamos que o estágio contribui para a formação inicial dos professores independente do contexto educativo em que atuará profissionalmente e que a teoria da subjetividade amplia nossa compreensão sobre este processo de formação inicial.


Palavras-chave

formação inicial; espaços não formais; subjetividade


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, J. M. Cultura científica escolar e construção social da motivação. In: S. N. CHAVES.; C. A. F. SILVA.; M. R. BRITO (org). Cultura e Subjetividade: Perspectivas em debate. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

BALANCHO, M. J. S.; COELHO, F. M. Motivar os alunos, criatividade na relação pedagógica: conceitos e práticas. 2. ed. Porto, Portugal: Texto, 1996.

BARBOSA-LIMA. M. C. de A. & GONÇALVES. C. O. O Ensino Não - formal e a Formação de um Professor de Física para Deficientes Visuais. Revista Ensaio, v.16, n. 02, p. 167-183, 2014.

BORDENAVE, Juan D.; PEREIRA, Adair M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 12ª ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 1991.

BORGES, C. Os saberes docentes e a prática de ensino: a escola como lócus central da formação inicial. In ENS, Romilda Teodora (org.). Trabalho do professor e saberes docentes. Curitiba: Champagnat, 2009.

CHARÃO, C. Quem será professor. Revista: Educação. Ed.2015. Disponível em https://bit.ly/2TWfNzK. Acesso em Agosto de 2016.

CHINELLI, M. V.; PEREIRA, G. R.; AGUIAR, L. E. V. de. Equipamentos interativos: uma contribuição dos centros e museus de ciências contemporâneos para a educação científica formal. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 30, n. 4, dez. 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, p. 35. 2006.

GOHN, M. G. Educação não - formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. Pol. Públ. Educ., Rio deJaneiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, 2006.

GONZÁLEZ REY, F. Pesquisa Qualitativa em Psicologia: Caminhos e desafios. Thomson: São Paulo. 2002.

GONZÁLEZ REY, F. Pesquisa qualitativa e subjetividade: Os processos de construção da informação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

GONZÁLEZ REY, F. O sujeito que aprende:desafios do desenvolvimento do tema da aprendizagem na psicologia e na prática pedagógica. In. TACCA, M. C. Aprendizagem e trabalho pedagógico. Campinas: Alínea, 2008.

HOOPER-GREENHILL, E. Museum learners as active postmodernists: contextualizing constructivism. In: The Educational role of The Museum. Routledge, London, p. 67-72. 1994.

JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não formais de educação para a formação da cultura científica. Em extensão, Uberlândia, v.7, 2008.

LIMA, V. M. R. Pesquisa em sala de aula:um olhar na direção do desenvolvimento da competência social. In R. M.; V. M. R. L. (Org.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a Educação em Novos Tempos.2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, v. 1, p. 275-291. 2004.

MARTINS, M. C. (Org). Mediações: provocações estéticas. São Paulo: UNESP/Instituto de Artes/Pós-graduação, 2005.

MARANDINO, M. Perspectivas da Pesquisa Educacional em Museus de Ciências. In: SANTOS, F.M.T.; GREGA, I.M. (Org.). A Pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas Metodologias. Ijuí, v. 1, p. 89-122, 2006.

MIZUKAMI, M. G. N. Formação de professores, práticas pedagógicas e escola.São Carlos: Ed. UFSCar, 2002.

MORAES, C. J. C. OLIVEIRA, C. M. GOLDSCHMIDT A. I. Elaboração de estratégias de ensino e uso dos estatutos do conhecimento: os obstáculos na construção do conhecimento de Ciências-Física. Amazônia. Revista de Educação em Ciências e Matemática. v.13 (28) Jul-Dez 2017. p.23-37.

OLIVEIRA. C. L. MOURA. D. C. Projeto Trilhos Marinhos – Uma abordagem de ambientes não formais de aprendizagem através da Metodologia de projetos. Educ. Tecnol. Belo Horizonte, v.10,n.2,p.46-51,jul/dez.2005.

OVIGLI, D. F. B. Prática de ensino de ciências: o museu como espaço formativo. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 13, n. 13, 2011.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência: diferentes concepções. 5ª d. São Paulo: Cortez, 2010.

RAMOS, T. S, FREITAS, N. M. S, RAPOSO, E. O, FREITAS, N. M. S. Constructos em narrativas do ser e do se fazer docente. Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, vol. 13, nº 25, 2016.

SCOZ, B. Psicopedagogia e Realidade Escolar: o problema escolar e de aprendizagem. 15ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2008.

SCOZ, B. J. L. Identidade e subjetividade de professoras/es: sentidos do aprender e do ensinar. 2a edição. Petrópolis: Vozes. 2011.

TACCA, M. C. V. R. Estratégias pedagógicas: Conceituação e desdobramentos com foco nas relações professor-aluno. In: TACCA, M. C. V. R. (org.) Aprendizagem e trabalho pedagógico. Campinas-SP: Alínea, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i30.4893

Direitos autorais 2018 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License