Cabeçalho da página

Cenários reflexivos na prática de ensino da formação inicial de professores em Ciências Biológicas

Rúbia Emmel, Maria Cristina Pansera-de-Araújo

Resumo

A investigação-formação-ação é a proposta apresentada nesta pesquisa considerando suas contribuições no contexto da prática de ensino para a formação inicial de professores na licenciatura em Ciências Biológicas. A pesquisa teve como objetivo geral: conhecer o caráter constitutivo do currículo a partir da compreensão das relações entre as concepções de currículo e livro didático de licenciandos em Ciências Biológicas. Os movimentos formativos experienciados pelos sujeitos foram analisados nesta pesquisa, através das escritas narrativas em diários de bordo (participaram da pesquisa cinquenta e quatro licenciandos, o professor titular e a professora pesquisadora). As reflexões dos licenciandos desencadearam problemas formativos, apresentados nesta investigação em três cenários reflexivos: Cenário 1) Constatações das Relações entre Professores e Alunos; Cenário 2) As marcas e amarras das relações entre o/a Professor/a, o Livro Didático, o Currículo e a Licenciatura em Ciências Biológicas; Cenário 3) As transformações das concepções de currículo e livro didático no “ser professor”. Portanto, o valor formativo das reflexões em histórias narradas, destacou a necessidade da formação inicial reservar um tempo maior aos estudos reflexivos das relações entre currículo e livro didático.


Palavras-chave

prática de ensino; formação inicial; currículo; livro didático


Texto completo:

PDF

Referências


ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Ática, 1998.

BRAGA, S. A. de M.; MORTIMER, E. F. Os gêneros de discurso do texto de biologia dos livros didáticos de Ciências. Revista brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.3, n.3, set/dez. 2003.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Diretrizes e normas regulamentadoras da pesquisa envolvendo seres humanos: resolução 466/2012 Brasília (DF). 12p. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/ Reso466.pdf. Acesso em: 23 nov. 2013.

CARNIATTO, I. A formação do sujeito professor: investigação narrativa em Ciências/Biologia. Cascavel: Edunioeste, 2002.

CARR, W.; KEMMIS, S. Teoria crítica de la enseñanza: investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona: Martinez Roca, 1988.

CHAVES, S. N. A construção coletiva de uma prática de formação de professores de Ciências: tensões entre o pensar e o agir. Tese de doutorado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2000.

ELLIOTT, J. Recolocando a pesquisa-ação em seu lugar original e próprio. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. (orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor(a) pesquisador(a). Campinas: Mercado das Letras, 1998.

FRACALANZA, H. O ensino de Ciências no Brasil. In: FRACALANZA, H.; MEGID NETO, J. (orgs.). O livro didático de Ciências no Brasil. Campinas: Komedi, 2006.

GERALDI, C. M. G. A produção do ensino e pesquisa na educação: estudo sobre o trabalho docente no curso de pedagogia. 1993. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1993.

GERALDI, C. M. G. Currículo em ação: buscando a compreensão do cotidiano da escola básica. Pro-posições, v. 5, n. 3, p. 111-132, nov. 1994.

GÜLLICH, R. I. C. Investigação-formação-ação em ciências: um caminho para reconstruir a relação entre livro didático, o professor e o ensino. Curitiba: Prismas, 2013. LOPES, A. C. Currículo e epistemologia. Ijuí: Unijuí, 2007.

LOPES, A. C. Políticas de integração curricular. Rio de Janeiro: Uerj, 2008.

MARTINS, I. Analisando livros didáticos na perspectiva dos estudos do discurso: compartilhando reflexões e sugerindo uma agenda para a pesquisa. in: MARTINS, I. (coord.). O livro didático de Ciências: contextos de exigência, critérios de seleção, práticas de leitura e uso em sala de aula. Rio de Janeiro: [s.n.], 2012.

MCKERNAN, J. Currículo e imaginação: teoria do processo, pedagogia e pesquisa-ação. Porto Alegre: Artmed, 2009. Cenários reflexivos na prática de ensino da formação inicial de professores em Ciências Biológicas Emmel e Pansera-de-Araújo 200 Amazônia | Revista de Educação em Ciências e Matemática | v.13(28) Jul-Dez 2017. p.181-200.

MEGID NETO, J.; FRACALANZA, H. O livro didático de Ciências problemas e soluções. in: FRACALANZA, H.; MEGID NETO, J. (orgs.). O livro didático de ciências no Brasil. Campinas: Komedi, 2006.

MEIRIEU, P. O cotidiano da escola e da sala de aula: o fazer e o compreender. Porto Alegre: Artmed, 2005.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. in: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

PORLÁN, R.; MARTÍN, J. El diario del professor: um recurso para investigación em el aula. Diáda: Sevilla, 1997.

REIS, P. Controvérsias sócio-científicas: Discutir ou não discutir? Percursos de aprendizagem na disciplina de Ciências da Terra e da Vida. Tese de Doutoramento em Didáctica das Ciências, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Departamento de Educação, 2004.

SANTOMÉ, J. T. As culturas negadas e silenciadas no currículo. in: SILVA, T. T. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v13i28.5078

Direitos autorais 2017 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License