Cabeçalho da página

Habilidades metacognitivas envolvidas na resolução de problemas em Física: investigando estudantes com expertise

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Cassia de Andrade Gomes Ribeiro, Alvaro Becker da Rosa

Resumo

O presente estudo tem por objetivo identificar a forma como estudantes de Física experts em resolução de problemas estruturam seus pensamentos e recorrem as suas habilidades metacognitivas. Para isso, foram selecionados estudantes de um curso de Física apontado por seus professores como bons resolvedores de problemas. A partir dessa identificação eles foram submetidos a sessões de entrevistas clínicas, nas quais resolveram três problemas de Física e por meio do protocolo de pensamento em voz alta, foi possível obter dados e analisar a forma como organizam o seu pensamento no momento em que resolvem os desafios. Como recorte do estudo, limitou-se a análise em termos das habilidades metacognitivas, especificamente em termos dos elementos: planificação, monitoramento e avaliação. Os resultados apontam para a presença destes elementos e são promissores em termos de fornecer subsídios para a prática docente do professor de Física.


Palavras-chave

resolução de problemas; experts; Física; habilidades metacognitivas


Texto completo:

PDF

Referências


ALI, Marlina; TALIB, Corrienna-Abd; HASNIZA Ibrahim, Nor; SURIF, Johari; HALIMABDULLAH, Abdul. The Importance of Monitoring Skills in Physics Problem Solving. European Journal of Education Studies, v.1, n,3, p.1-10, 2016.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.

BOGDANOVIC, Ivana; OBADOVIC, Dusanka Z.; CVJETICANIN, Stanko; SEGEDINAC, Mirjana; BUDIC, Spomenka.Students' Metacognitive Awareness and Physics Learning Efficiency and Correlation between Them. European Journal of Physics Education, v.6, n.2, p.18-30, 2015.

BROWN, Ann L. Knowing when, where, and how to remember: a problem of metacognition. In: GLASER, Robert (Ed.). Advances in instructional psychology. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1978. v. 1. p. 77-165.

BROWN, Ann L. Metacognition, executive control, self-regulation, and other more mysterious mechanisms. In: WEINERT, Franz E.; KLUWE, Rainer H. (Eds.). Metacognition, motivation and understanding. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1987. p. 65-116.

CHI, Michelene T.; GLASER, Robert; REES, Ernest. Expertise in problem solving. In: STERNBERG, Robert J. (Ed.). Advances in the psychology of human intelligence. v. 1. Hilsdale, N.J.: Erlbaum, 1982.

CHI, Michelene T.; BASSOK, Miriam; LEWIS, Matthew W.; REIMANN, Peter; GLASER, Robert. Self-explanations: How students study and use examples in learning to solve problems. Cognitive Science, v.13, p.145-182, 1989.

DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar em Revista, Paraná, n. 24, p. 213-155, 2004.

ERICSSON, K. Anders; SIMON, Herbert. A. Protocol analysis: verbal reports as data. Cambridge: MIT Press, 1993.

ERICSSON, K. The influence of experience and deliberate practice on the development of superior expert performance. In: ERICSSON K. Anders; CHARNESS Neil; FELTOVICH Paul J.; HOFFMAN, Robert R. (Eds.).Cambridge handbook of expertise and expert performance. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2006, p. 685-706.

FLAVELL, John Hurley. Metacognitive aspects of problem solving. In: RESNICK, Lauren B. (Ed.). The nature of intelligence. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1976.p.231-236.

FLAVELL, John Hurley. Metacognition and cognitive monitoring: a new area of cognitive – developmental inquiry. American Psychologist,v. 34, n.10, p.906-911, 1979.

GONZÁLEZ, Antonio; FERNÁNDEZ, María-Victoria C.; PAOLONI, Palola-Verónica. Hope and Anxiety in Physics Class: Exploring Their Motivational Antecedents and Influence on Metacognition and Performance. Journal of Research in Science Teaching, v.54, n.5, p. 558-585, 2017.

GUNSTONE, Richard F. The importance of specific science content in the enhancement of metacognition.In: FENSHAM, Peter J.; GUNSTONE, Richard F.; WHITE, Richard T. (Eds.).The content of science: A constructivist approach to teaching and learning. Washington: Falmer, 1994. p. 131-146.

HACKER, Douglas J. Definitions and empirical foundations. In: HACKER, Douglas J; DUNLOSKY, John; GRAESSER, Arthur. Metacognition in educational theory and practice. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1998. p. 1-23.

HATTIE, John. Visible learning: A synthesis of over 800 meta-analyses relating to achievement. New York, NY: Routledge, 2009.

KLUWE, Rainer H. Executive decisions and regulation of problem solving behavior. In: WEINERT, Franz E.; KLUWE; Rainer H. (Eds.). Metacognition, motivation and understanding. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1987. p.31-64.

LARKIN, Jill H. The role of problem representation in physics. In: GENTNER, Dedre; STEVENS, Albert L. (Eds.). Mental Models. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1983. p. 75-98.

MALONE, Kathy L. Correlations among knowledge structures, force concept inventory, and problem-solving behaviors. Physical Review Special Topics - Physics Education Research, v.4, n.2, 2008. p.020107-1 – 15.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed.São Paulo: Atlas, 2003.

MOREIRA, Marco Antonio. Unidades de Enseñanza Potencialmente Significativas. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 1, p. 43-63, 2011.

MONEREO, Carles. La enseñanza estratégica: enseñar para la autonomía. In: MONEREO, C. Ser estratégico y autónomo aprendiendo. Barcelona: Graó, 2001. p. 11-27.

NASHON, Samson; ANDERSON, David. Obsession with ‘g’: A metacognitive reflection of a laboratory episode. Alberta Journal of Science Education, v.36, n.2, p.39-44, 2004.

POL, Henk J.; HARSKAMP, Egbert G.; SUHRE, Cor J. M.; GOEDHART, Martin J. How indirect supportive digital help during and after solving physics problems can improve problem-solving abilities. Computers & Education, v.53, p.34-50, 2009.

OTERO, José C. Variables cognitivas y metacognitivas en la comprensión de textos científicos: el papel de los esquemas en el control de la propia comprensión. Enseñanza de las Ciencias, v. 8, n. 1, p. 17-22, 1990.

REIF, Frederick; LARKIN, Jill H. Cognition in scientific and everyday domains: comparison and learning implications. Journal of Research in Science Teaching, v.28, n.9, p.733-760, 1991.

RIBEIRO, Célia. Metacognição: um apoio ao processo de aprendizagem. Psicologia: reflexão e crítica. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prc/v16n1/16802.pdf. Acesso em: 18maio 2017.

ROSA, Cleci T. Werner da. A metacognição e as atividades experimentais no ensino de Física. 2011. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil, 2011.

ROSA, Cleci T. Werner da. Metacognição no ensino de Física: da concepção à aplicação. Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2014.

RYAN, Qing X.; FRODERMANN, Evan; HELLER, Kenneth; HSU, Leonardo; MASON, Andrew. Computer Problem-Solving Coaches for Introductory Physics: Design and Usability Studies. Physical Review Physics Education Research, v.12, n.1, p.010105-1-010105-17, 2016.

SCHRAW, Gregory; DENNISON, Rayne Sperling. Assessing metacognitive awareness. Contemporary Educational Psychology, v.19, n.4, p.460-475, 1994.

SCHRAW, Gregory; CRIPPEN, Kent J.; HARTLEY, Kendall. Promoting Self-Regulation in Science Education: Metacognition as Part of a Broader Perspective on Learning. Research in Science Education, v.36, n.1-2, p.111-139, 2006.

TAASOOBSHIRAZI, Gita; FARLEY, John. A multivariate model of physics problem solving. Learning and Individual Differences, v.24, p.53–62, 2013.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 4ed.São Paulo: Atlas, 1994.

VEENMAN, Marcel V. J. The assessment of metacognitive skills: What can be learnedfrom multimethod designs? In: MOSCHNER, Barbara; ARTELT, Cordula (Eds.). Lernstrategien und metakognition: Implikationenfürforschung und praxis. Berlin: Waxmann, 2005. p.75–97.

VEENMAN, Marcel V. J.; VAN HOUT-WOLTERS, Bernardette H. A. M.; AFFLERBACH, Peter A.. Metacognition and learning: Conceptual and methodological considerations. Metacognition and Learning, v.1, n.1, p. 3–14, 2006.

ZOHAR, Anat; BARZILAI, Sarit. A review of research on metacognition in science education: current and future directions. Studies in Science Education, v.49, n.2, p.121–169, 2013.

YIN, Robert K. Estudos de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i29.5372

Direitos autorais 2018 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License