Cabeçalho da página

Aproximações entre o monitoramento metacognitivo e a elaboração de portfólio em uma disciplina de Química Geral

Solange Wagner Locatelli, Natália Cristina Barbosa Alves

Resumo

O presente artigo tem como objetivo verificar as possibilidades do uso do portfólio pedagógico associado ao monitoramento metacognitivo de Flavell (1979), por meio da autoavaliação e autorregulação propiciadas aos estudantes por essa ferramenta, mediadas por devolutivas e orientações dadas constantemente pela docente. Foi feito um estudo de caso de um estudante da Universidade Federal X ao longo de uma disciplina de Química Geral. Foram analisados os registros semanais feitos pelo aluno após cada aula, com suas percepções e autoavaliações e também observou-se o aproveitamento demonstrado nas duas provas aplicadas na disciplina. Os resultados indicam uma melhora de desempenho e de atitude do estudante, com sua participação ativa no processo, proposições de estratégias mais adequadas ao seu estudo e uma melhor organização devido ao monitoramento metacognitivo proposto neste estudo. Assim, verificou-se que é possível fazer a aproximação do uso dos portfólios em sala de aula com o referencial de John Flavell sobre o monitoramento metacognitivo e que o portfólio, assim como sua condução pela docente, teve uma participação positiva no processo de aprendizado dos conteúdos da disciplina de Química Geral pelo aluno analisado.


Palavras-chave

Portfólio; Metacognição; Ensino de Química; John Flavell; Estratégia metacognitiva.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, L. P. Portfólios como instrumentos de avaliação dos processos de ensinagem. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula, v. 5, 2003.

BASSO JÚNIOR, A.F.; PERSCH, L.L.; KIEKOW, A.; SEBEN, P.S.; GUBERT, F.; TONDOLO, V.A.G. Triangulação: Uma Ferramenta de Validade e Confiabilidade. SINERGIA-Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, v. 20, n. 1, p. 19-28, 2016.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução Maria João Alvarez. Portugal, Porto Editora, 1994, 355p.

BONA, A.S.; BASSO, M.V.A. Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem. Boletim de Educação Matemática, v. 27, n. 46, p. 399-416, 2013.

BROWN, A. L. Knowing when, where, and how to remember: A problem of metacognition. In: Glaser, R. (Org.), Advances in instructional psychology, Hillsdale, N.J.: Erlbaum, 1978, p.77-165.

COTTA, R.M.M.; COSTA, G, D.; MENDONÇA, E.T. Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas. Interface: comunicação, saúde e educação, v.19, n. 54, p.573-588, 2015.

CRESWELL, John W.; Qualitative Inquiry & Research design: choosing among five approaches. Sage Publications: California, 2007, 395p.

FIGUEIRA, A. P. C. Metacognição e seus contornos. Revista Iberoamericana de educación, 2003.

FLAVELL, J. H. Metacognitive aspects of problem solving. In: RESNICK, L. B. (Org.). The nature of intelligence. Hillsdale, N.Y.: Lawrence Erlbaum, 1976, p. 231-235..

FLAVELL, J.H. Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitive–developmental inquiry. American psychologist, v. 34, n. 10, p. 906-911, 1979.

FROTA, M. M. A.; MENEZES; L. M. B. D.; ALENCAR, C. H.; JORGE, L. D. S.; ALMEIDA, M. E. L. D. O portfólio como estratégia facilitadora do processo de ensino-aprendizagem para a formação em odontologia: Adequação de metodologias de ensino utilizando o ambiente virtual de aprendizagem. Revista da ABENO, v. 11, n. 1, p. 23-28, 2011.

GOMES, A.S.A; ALMEIDA, A. C. P. C. Letramento científico e consciência metacognitiva de grupos de professores em formação inicial e continuada: um estudo exploratório. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.12, n.24, p.53-72, jul. 2016..

LOCATELLI, S.W. A análise da manifestação de elementos de metavisualização na aprendizagem de Química. Dissertação – Universidade de São Paulo – São Paulo, 155p, 2011.

LOCATELLI, S.W. A percepção de graduandos acerca de um processo avaliativo em práticas de ensino de Química - é possível avaliar de forma diferente? Revista Docência do Ensino Superior, v.7, n.2, p.13-33, 2017.

MINAYO, M.C.S Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. Em Pesquisa social: teoria, método e criatividade. MINAYO, M.C.S (Org). Editora Vozes, 5. ed. 1996.

NEVES, A.S.C.; GUERREIRO, J.M. A.; DE AZEVEDO, G.R. Avaliando o portfólio do estudante: uma contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 21, n. 1, 2015.

PEREIRA, M.M.; ANDRADE, V.A. Autoavaliação como estratégia para o desenvolvimento da metacognição em aulas de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v.17, n.3, p. 663-674, 2012.

RANGEL, J.N.M.; NUNES, L.C. O portfólio no ensino superior: práticas avaliativas em diferentes ambientes de aprendizagem. Pro-posições, v. 17, n. 3, p. 167-180, 2016.

RAPHAEL, H. S. Avaliação: questão técnica ou política? Estudos em Avaliação educacional, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, n.12, jul./dez. 1995.

RIBEIRO, C. Metacognição: um apoio ao processo de aprendizagem. Psicologia: reflexão e crítica, v. 16, n. 1, p. 109-116, 2003.

SANTOS, D. A.; AGUIAR, M. G. G. O portfólio como instrumento didático: o processo de construção/constituição do “ser professor”. Revista Docência do Ensino Superior, v. 6, n. 1, 2016.

STAKE, R.E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.

TANJI, S., SILVA, C.M.S.L.M.D. As potencialidades e fragilidades do portfólio reflexivo na visão dos estudantes de enfermagem. Revista de Enfermagem UERJ, v.16, n.3, p.392-398, 2008.

TOBIAS, S; EVERSON, H. T. Knowing what you know and what you don´t: further research on metacognitive knowledge monitoring. Research Report n. 2002-3, College Entrance Examination Board: New York – USA, 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i29.5578

Direitos autorais 2018 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License