Ensino por investigação nas aulas de Matemática do curso de licenciatura em Química
Resumo
Neste artigo trazemos à baila uma pesquisa realizada no contexto de aulas de matemática de um curso de Licenciatura em Química na qual buscamos configurar atividades experimentais investigativas em atividades de modelagem matemática. Fundamentamo-nos em aportes teóricos do Ensino por Investigação, que consiste em uma abordagem didática que cria um ambiente investigativo, bem como na Modelagem Matemática, entendida como alternativa pedagógica para ensinar matemática. Subsidiamos nossas análises nos relatórios escritos de três atividades de modelagem matemática desenvolvidas por três grupos de alunos de diferentes turmas do curso de Licenciatura em Química na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 de uma universidade federal do Paraná. A análise qualitativa, inspirada na Research Design, dos relatórios entregues pelos alunos, possibilitou-nos realizar agrupamentos que caracterizam atividades experimentais investigativas como um jeito de “visualizar” os conceitos da área de química na prática; como meio de possibilitar a verificação/confirmação de dados obtidos via outras fontes (rótulo, literatura, etc.); como precursora de reflexões relacionadas a aspectos socioculturais; como disparadora de discussões matemáticas contextualizadas; como possibilidade de os alunos, desde o início do curso, vivenciarem ações características de uma atividade de pesquisa, tais como produzir e organizar dados, utilizando-os para pensar sobre um problema.
Palavras-chave
ensino por investigação; modelagem matemática; atividade experimental investigativa
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i31.5748
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