Cabeçalho da página

O estudo de aula na formação continuada: análise de uma aula de matemática do 1º ano do Ensino Fundamental

Simone Dias da Silva, Edda Curi

Resumo

O artigo traz o recorte de uma tese de doutorado em andamento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa pautada na análise de um episódio ocorrido no âmbito de um projeto de formação continuada em matemática voltada para professores dos anos iniciais. Teve por objetivo analisar o processo de investigação da própria prática por meio do Estudo de Aula de uma professora do 1º ano do Ensino Fundamental. O movimento de planejamento, execução e análise da aula de matemática proposto pelo Estudo de Aula, mostrou ser eficaz ao revelar conflitos e equívocos entre o que foi planejado e executado, bem como manifestações reflexivas da professora a respeito de sua atuação.

 

 


Palavras-chave

ensino de matemática; formação continuada; estudo de aula


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i31.5754

Direitos autorais 2018 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License