Polêmicas contemporâneas sobre o método científico: uma revisão sistemática da literatura
Resumo
A ciência, desde sua emergência como a conhecemos, entre os séculos XVI e XVII, vem ocupando um lugar de destaque cada vez maior na sociedade humana. Sendo frequentemente referida e definida como a fonte da verdade e produtora de fatos incontestáveis, tornou-se aos poucos isenta de contestações. O método científico se funde com a ciência moderna, mas pouco se discute sobre suas possíveis limitações práticas e epistemológicas - justamente por esse ser um termo já naturalizado e que sustenta a metanarrativa científica. No imaginário coletivo, o método científico é o que confere legitimidade à ciência e sua produção de verdades. No presente trabalho, nosso objetivo foi investigar na literatura estudos que problematizassem o método científico na contemporaneidade. De 205 artigos recuperados na busca, apenas sete problematizavam o método científico. Todos os trabalhos eram em língua estrangeira e articulavam questionamentos sobre o método com a educação científica. Os artigos recuperados concordaram em alguns aspectos: o método científico não é universal; não segue etapas pré-definidas e não é linear. Ao contrário, segundo os autores, a investigação científica é complexa, depende da criatividade do pesquisador e, muitas vezes, a objetividade almejada com tal método pode limitar o processo da investigação.
Palavras-chave
Método científico; Filosofia da Ciência; História da Ciência; Ensino de Ciências
Texto completo:
PDFReferências
ALEXAKOS, K. Teaching the practice of science, unteaching the "scientific method". Science Scope, Vol.33(9). 2010.
BROWN, R. A.; Kumar, A. The scientific method: reality or myth? Journal of College Science Teaching, Vol.42(4), 2013.
CASTILLO, M. The scientific method: a need for something better? AJNR. American journal of neuroradiology, Vol.34(9), 2013.
CASTRO, T. F.; GOLDSCHMIDT, A. I. Aulas práticas em ciências: concepções de estagiários em licenciatura em biologia e a realidade durante os estágios. Amazônia | Revista de Educação em Ciências e Matemática | v.13 (25), p.116-134. 2016.
CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? Tradução: Raul Filker: 1ª. Ed. – São Paulo: Brasiliense, 1993.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Ed. Unijuí. 2010.
FARIAS, L. N.; MIRANDA, W. S.; FILHO, S. F. P. Fundamentos epistemológicos das relações cts no ensino de ciências. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas V.9 – nº 17, p.63-75. 2012.
FEYERABEND, P. Contra o método. 3ª. edição. Tradução de Cezar Augusto Mortari. SP: Editora Unesp, 2007.
HARRES, J.B. Uma revisão de pesquisas nas concepções de professores sobre a natureza da ciência e suas implicações para o ensino. Investigações no ensino de ciências. v.4, n.3. 1999
HAYASHI, M. C. Sociologia da ciência, bibliometria e cientometria: contribuições para a análise da produção científica. In: EPISTED – Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação. Faculdade de Educação/Unicamp. 2012.
HERREID, C. The Scientific Method Ain't What It Used to Be. Journal of College Science Teaching, Vol.39(62), 2010.
KAMPOURAKIS, K. Newton's Apple and other Myths about Science. Harvard Press. 2015.
KRASILCHIK, M., MARANDINO, M. Ensino de Ciências e Cidadania. 2a ed. São Paulo: Editora Moderna. 2007.
LOOR, R. A.C. El método científico, una utopía. Revista Electrónica Formación y Calidad Educativa, Vol.3(2), 2015.
LYOTARD, J. F. A condição pós-moderna. Trad. Ricardo Corrêa Barbosa. 7. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.
MARTINS, R. A. Sobre o papel da história da ciência no ensino. Boletim da Sociedade Brasileira de História da Ciência. 1990.
MCCOMAS, W. F. Ten Myths of Science: Reexamining What We Think We Know About the Nature of Science. School Science and Mathematics. Volume 96(1). 1996
MOREIRA, M. A.; OSTERMANN, F. Sobre o ensino do método científico. Cad. Cat. Ens. Fís., v.10, n.2: p.108-117, ago.1993
NORONHA, D. P.; FERREIRA, S. M. S. P. Revisões de literatura. In: CAMPELLO, B. S.V. C.; CENDÓN, B. V.; KREMER, J. M. (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
NUMBERS, R., KAMPOURAKIS, K. Newton's Apple and other Myths about Science. Harvard University Press. 2015.
PICHETH, F. M. PeArte: um ambiente colaborativo para a formação do pesquisador que atua no ensino superior por meio da participação em pesquisas do tipo estado da arte. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2007.
RUDOLPH, J. L. Epistemology for the Masses: The Origins of “The scientific method”. History of Education Quarterly, Vol.45(3), 2005.
SILVA, T. T. "O adeus às metanarrativas educacionais". In: SILVA, T. T. (org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994.
TANG, X ; COFFEY, J. E. ; ELBY, A. ; LEVIN, D. M. The Scientific Method and Scientific Inquiry: Tensions in Teaching and Learning. Science Education,Vol.94(1), 2010.
VOSGERAU, D. S.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014
WOODCOCK, Brian A. "The Scientific Method" as Myth and Ideal. Science & Education, Vol.23(10), p.2069(25). 2014.
WORTMANN, Maria Lucia C.; VEJA-NETO, Alfredo. Estudos Culturais da Ciência. Belo Horizonte, 2001.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.6156
Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.