Cabeçalho da página

As dimensões da argumentação no ensino de ciências em pesquisas de 2007 a 2017: um olhar para a caracterização e para as ferramentas metodológicas para estudar esta temática

Agnaldo Ronie Pezarini, Maria Delourdes Maciel

Resumo

É de conhecimento da área acadêmica que o argumento no ensino de ciências apresenta seu viés na ação de entender e de relacionar dados e conclusões, de modo a de posse da habilidade de avaliar enunciados teóricos à luz dos dados empíricos ou procedentes de outras fontes, promover a construção da capacidade argumentativa. Neste contexto, este artigo tem por objetivo caracterizar nas pesquisas algumas de suas especificidades e, para tanto, realizamos um levantamento bibliográfico das produções acadêmicas de 2007 a 2017 e, elaboramos um estado da arte. A metodologia empregada neste caso foi a análise de conteúdo temática de Bardin 2006. Configuramos a temática frente as categorias: Ano de realização/publicação; Instituição de Ensino Superior de Origem; Disciplina da área da Ciência da Natureza; Ferramentas de Construção e Analítica da argumentação. Os resultados apontam que o Padrão de Toulmin é a ferramenta de construção e/ou analítica mais utilizada nas pesquisas e, há outras que ora se dedicam em agregar ao Padrão de Toulmin algumas ponderações ou agem totalmente de maneira contrária a ideologia desta ferramenta tendendo muitas vezes para a argumentação focada nas premissas do discurso, de qualquer forma fica claro que as ferramentas contribuem positivamente para a construção da argumentação.


Palavras-chave

argumentação; ferramentas de construção e analítica; mapeamento


Texto completo:

PDF

Referências


ALEIXANDRE, María Pilar Jiménez. Diseño curricular: indagación y razonamiento con el lenguaje de las ciencias. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, v. 16, n. 2, p. 203-216, 1998.

ALEIXANDRE, María Pilar Jiménez. Resources for introducing argumentation and the use of evidence in science classrooms. Danú, 2009.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.

BIASOTO, José Eduard; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Análise de uma atividade experimental que desenvolva a argumentação dos alunos. Fonte: Anais do VI ENPEC-Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007.

CIRINO, M. M.; SOUZA, A. R. O discurso de alunos do ensino médio a respeito da camada de ozônio. Ciência & Educação (Bauru), p. 115-134, 2008.

DA SILVA, Miríades Augusto; DA SILVA, Rejâne Maria Lira. O uso de evidências no desenvolvimento da argumentação de alunos sobre a temática microrganismos, em aulas de ciências naturais. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, SP, Brasil

DE MELO, Viviane Florentino; VIEIRA, Rodrigo Drumond; DA ROCHA BERNARDO, José Roberto. A presença de discurso transacional como um indicador de argumentação de qualidade em uma atividade de júri simulado. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia. Anais, 2015.

DE SOUSA, Polliane Santos; GEHLEN, Simoni Tormöhlen. Argumentação centrada em Questões Sociocientíficas e Educação Problematizadora: algumas relações. Anais do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia. Anais, 2015.

FERREIRA, Jerino Queiroz. Formação inicial de professores de química: explorando possibilidades a partir da promoção de oficinas pedagógicas em argumentação. 2016. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas ‘estado da arte’. Educação & Sociedade, ano 23, p. 257-272, ago. 2002.

FIORENTINI, D. Memória e análise da pesquisa acadêmica em Educação Matemática no Brasil: o banco de teses do CEMPEM/FE-Unicamp. Zetetiké, v 1, n.1, p.55-76, mar. 1993.

FREIRE, Caio Castro; MOTOKANE, Marcelo Tadeu. O uso do raciocínio hipotético dedutivo para promover a argumentação na formação continuada de professores de biologia. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, SP, Brasil

JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P. 10 ideas clave: Competencias en argumentación y uso de pruebas. 1ª. ed. Espanha: Graó, 2010.

LATOUR, B. e WOOLGAR, S. A vida de laboratório: a produção de fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997

LAWSON, A.E. T. rex, the crater of doom, and the nature of scientific discovery. Science & Education, v.13, p. 155-177, 2004.

LOCATELLI, R. J. Uma análise do raciocínio utilizado pelos alunos ao resolverem os problemas propostos nas atividades de conhecimento físico. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

MENDES, Mírian Rejane Magalhães; SANTOS, WLP. Construção discursiva para a argumentação em discussões sociocientíficas. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia-SP, 2013.

MOREIRA, H. R; ROSA, L. M. V; SUART, R. C. Analisando interações argumentativas entre alunos do Ensino Médio e licenciando em química: contribuição para a formação inicial docente. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, SP, Brasil. 2011

OSBORNE, J.; ERDURAN, S.; SIMON, S. Enhancing the quality of argumentation in school science. Journal of Research in Science Teaching. v.41, n.10, p.994-1020. 2004

PEREIRA, R. G.; TRIVELATO, S. Estudantes do Ensino Médio utilizam conhecimentos científicos em seus posicionamentos acerca de questões sócio-científicas. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas-SP, 2011a.

PEREIRA, R. G.; TRIVELATO. Qual o conhecimento é utilizado por estudantes do ensino médio quando discutem sobre temas científicos? Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas-SP, 2011b.

SCARPA, D; TRIVELATO, S. L. F. Características linguísticas e argumentativas de artigos científicos que participaram da construção do paradigma do DNA como portador das informações hereditárias. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, SP, Brasil

SILVA, A.H. et al. Análise de conteúdo: fazemos o que dizemos? Um levantamento de estudos que dizem adotar a técnica. Conhecimento Interativo, v. 11, n. 1, p. 168-184, 2017.

SILVA, H. L; JUSTI, R. Analisando o domínio da capacidade de caracterizar evidências e justificativas por parte de professores de Química recentemente formados na Universidade Federal de Minas Gerais. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, SP, Brasil

SIMON, S.; ERDURAN, S.; OSBORNE, J. Learning to teach argumentation: research and development in the science classroom. International Journal of Science Education, v, 28, n. 2-3, p. 235-260, 2006.

SOUSA, Taize Borges. O discurso argumentativo em um Curso de Férias: uma análise a partir do Tratado da Argumentação: a nova retórica. Fonte: Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017

TOULMIN, S. E. Os usos do argumento. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

VAN EEMEREN, F. H. et al. Fundamentals of argumentation theory: A handbook of historical backgrounds and contemporary developments. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 1996.

VIEIRA, Rodrigo Drumond; DO NASCIMENTO, Silvania Sousa. Uma proposta de critérios marcadores para identificação de situações argumentativas em salas de aulas de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, n. 1, p. 81-102, 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i32.6177

Direitos autorais 2018 Amaz RECM

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License