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A Base orientadora da ação para a leitura compreensiva de textos de Ciências: um estudo com estudantes de Pedagogia

Alessandro Augusto Barros Façanha, Micarla Silva de Azevedo

Resumo

Este estudo traz os resultados de uma investigação sobre a orientação da ação utilizada por estudantes de pedagogia para ler textos de conteúdo das ciências a fim de relacionar a base orientadora da ação com os conhecimentos profissionais para ensinar ciências. Tem como marco teórico a teoria da atividade de Leontiev e teoria da formação das ações mentais e dos conceitos de P. Ya. Galperin, como proposta metodológica realizou um estudo exploratório da temática a partir de um esboço do experimento formativo com a aplicação de uma prova pedagógica. Os resultados demonstram a caracterização da orientação dos futuros professores de ciências a partir das quais é possível compreender as dimensões cognoscitivas dos estudantes em relação à leitura compreensiva sendo possível constatar preliminarmente que a orientação da ação da maioria dos estudantes investigados não corresponde ao que se espera do ideal em relação ao sistema estrutural e operacional da ação


Palavras-chave

orientação da ação; leitura compreensiva; ensino de ciências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i34.6540

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