Questões sociocientíficas: origem, características, perspectivas e possibilidades de implementação no ensino de ciências a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Resumo
Este ensaio tem como objetivo discutir a importância das questões sociocientíficas como uma possibilidade de implementar em sala de aula um ensino de ciências crítico, que contemple as diferentes opiniões dos estudantes e que amplie a compreensão das relações entre ciência e tecnologia, imersas em uma sociedade dominada por interesses econômicos. Para isso, retoma a origem dessa perspectiva de educação no movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), explica a natureza das questões sociocientíficas e sua presença na mídia, articuladas aos desafios encontrados pelos docentes que decidem trabalhar com temas científicos controversos em suas aulas. Por fim, argumenta que é promissor o estudo de questões sociocientíficas no ensino de ciências a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Palavras-chave
questões sociocientíficas; movimento CTS; formação docente crítica
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i34.6589
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