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Questões sociocientíficas: origem, características, perspectivas e possibilidades de implementação no ensino de ciências a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Cinthia Leticia de Carvalho Roversi Genovese, Luiz Gonzaga Roversi Genovese, Washington Luiz Pacheco de Carvalho

Resumo

Resumo: Este ensaio tem como objetivo discutir a importância das questões sociocientíficas como uma possibilidade de implementar em sala de aula um ensino de ciências crítico, que contemple as diferentes opiniões dos estudantes e que amplie a compreensão das relações entre ciência e tecnologia, imersas em uma sociedade dominada por interesses econômicos. Para isso, retoma a origem dessa perspectiva de educação no movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), explica a natureza das questões sociocientíficas e sua presença na mídia, articulados aos desafios encontrados pelos docentes que decidem trabalhar com temas científicos controversos em suas aulas. Por fim, argumenta que é promissor o estudo de questões sociocientíficas no ensino de ciências a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 

Palavras-chave: questões sociocientíficas, movimento CTS, formação docente crítica.

 


Palavras-chave

questões sociocientíficas, movimento CTS, formação docente crítica


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i34.6589

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