Jovens cuiabanos, interesses científicos e percepções sobre a teoria evolutiva
Resumo
Este trabalho tem como objetivo verificar percepções de alguns estudantes cuiabanos acerca de temas científicos, escolhas profissionais e opiniões sobre temas evolutivos. Participaram desta pesquisa 406 estudantes (55,6% meninos) matriculados no 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas de Cuiabá – MT. As coletas de dados aconteceram através da aplicação de questionários, e as análises estatísticas foram realizadas com auxílio do pacote estatístico Software Statistical Package for Social Science (SPSS) 18.0. Os resultados encontrados apontam que há, entre os estudantes cuiabanos, o interesse em aprender Ciências na escola, destacando a motivação por entender sobre biologia humana. Entretanto, a proximidade com a Ciência ganha uma nova reconfiguração quando se trata da teoria evolutiva, já que a maioria dos estudantes não reconhece a validade da explicação científica para a origem humana e desconhece alguns conceitos evolutivos.
Palavras-chave
ciência escolar; evolução biológica; ensino médio; percepção pública
Texto completo:
PDFReferências
ALTERS, B. J.; ALTERS, S. M. Defending evolution in the classroom: a guide to the creation/evolution controversy. Canada: Jones and Bartlett Publishers, 2001. 261p.
BIZZO, N. M. V. From Down House landlord to Brazilian high school-students – what has happened to evolutionary knowledge on the way? Journal of Research in Science Teaching, v. 31, p. 537-556, 1994.
BIZZO, N. M. V.; ALMEIDA, A. V.; FALCÃO, J. T. R. A compreensão de estudantes dos modelos de evolução biológica: duas aproximações. 2007. Disponível em: http://axpfep1.if.usp.br/~profis/arquivos/vienpec/CR2/p1148.pdf. Acesso em: 16 maio 2014.
BIZZO, N. M. V.; EL-HANI, C. N. O arranjo curricular do ensino de evolução e as relações entre os trabalhos de Charles Darwin e Gregor Mendel. Filosofia e História da Biologia, v. 4, n. 1, p. 235-257, 2009b.
BREUNIG, E. T.; AMARAL, A. S.; GOLDSCHMIDT, A. I. História da ciência: revelando concepções fragmentadas a partir de imagens de cientistas. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 15, n. 33, p. 134-150, 2019.
COBERN, W. W. Point: Belief, Understanding, and the Teaching of Evolution: Journal of Research in Science Teaching, v. 31, n. 5, 1994, p. 583-590.
COBERN, W. W. World view theory and science education research, NARST Monograph. Manhattan, KS: National Association for Research in Science Teaching, 1991. DisponÍvel em: http://scholarworks.wmich.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1043&context=science_slcsp. Acesso em: 10 out. 2014.
COBERN, W. W.; ELLINGTON, J. E.; SCHORES, D. M. A Logico-Structural, Worldview Analysis of the Interrelationship between Science Interest, Gender, and Concept of Nature. Scientific Literacy and Cultural Studies Project, v. 4, n. 1, p. 1-18, 1990.
DONNELLY, L. A.; KAZEMPOUR, M.; AMIRSHOKOOHI, A. High school students’ perceptions of evolution instruction: acceptance and evolution learning experiences. Research in Science Education, v. 39, n. 5, p. 643-660, 2009.
MOTA, H. S. Evolução Biológica e Religião: atitudes de jovens estudantes brasileiros. 2013. 275p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
NERESINI, F.; CROVATO, S.; SARACINO, B. Scienza e nuove generazioni - I risultati dell’indagine internazionale ROSE. Vicenza: Edizioni Observa Science in Society, 2010.
OSBORNE, J. A.; SIMON, S. B.; COLLINS, S. Attitudes towards science: A review of the literature and its implications. International Journal of Science Education, v. 25, n. 9, p. 1.049-1.079, 2003.
OLIVEIRA, G. S. Estudantes e a evolução biológica: conhecimento e aceitação no Brasil e Itália. 2015. 315f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
OLIVEIRA, G. S.; BIZZO, N. Evolução biológica e os estudantes brasileiros: conhecimento e aceitação. Investigações em Ensino de Ciências, v. 20, n. 2, p. 161-185, 2015.
PELLEGRINI, G. Adolescents between science, technology and future: the results of the 2017 Observa-PRISTEM Bocconi survey. Lettera Matematica, n. 6, p. 03-08, 2018.
PRINOU, L.; HALKIA, L.; SKORDOULIS, C. What conceptions do Greek school students form about biological evolution? Evolution: Education and Outreach, v. 1, n. 3, p. 312-317, 2008.
QUINN, F.; LYONS, T. High School Students' Perceptions of School Science and Science Careers: A Critical Look at a Critical Issue. Science Education International, v. 22, n. 4, p. 225-238, 2011.
SANTOS-GOUW, A. M. As opiniões, interesses e atitudes dos jovens brasileiros frente à ciência: uma avaliação em âmbito nacional. 2013. 242p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
SANTOS-GOUW, A. M.; MOTA, H. S.; BIZZO, N. O jovem brasileiro e a Ciência: possíveis relações de interesse. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16. n. 3, p. 627-648, 2016.
VAN GRIETHUIJSEN, R. A. et al. Global Patterns in Students’ Views of Science and Interest in Science. Research in Science Education, p. 1-23, 2014.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i34.6668
Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.