Cabeçalho da página

Análise do conteúdo de Botânica nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio

Kélli Renata Corrêa de Mattos, Wilttom Alves Ribeiro, Roque Ismael da Costa Güllich

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa nos Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio sobre a abordagem do conteúdo de Botânica. A pesquisa documental constou da análise de conteúdo de sete livros, em que foram investigados: 1- o quantitativo de páginas destinadas a cada subárea da Botânica; 2- a funcionalidade das imagens nos livros; 3- as correlações entre os conteúdos; 4- erros e defasagens conceituais. Com a análise percebemos que o conteúdo de classificação vegetal, é o mais apresentado nos livros didáticos, seguido de fisiologia. Enquanto que, em relação as imagens, foram identificadas um significativo número de imagens informativas, representando 97%, as inoperantes 2% e as reflexivas apenas 1%, do total das imagens presentes no capítulo de Botânica, nos LD. A correlação entre conteúdos mais encontrada foi de anatomia e fisiologia com 34%. Às poucas defasagens encontradas nos livros estão ligadas ao conteúdo de classificação.


Palavras-chave

ensino de biologia; currículo; formação de professores


Texto completo:

PDF

Referências


AMORIM, A. C. R de. Relações entre Ciência/tecnologia/Sociedade: o que nos dizem os livros didáticos de Biologia? Ensino em Re-vista, Uberlândia, v. 1, n. 4, p.73-84, jan/dez, 1995. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/7813/5171. Acesso em: 24 out. 2018.

BRASIL. PORTAL FNDE. Livro didático. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/ programas/livro-didatico/livro-didatico-apresentacao. Acesso em : 24 out 2018.

BADZINSK, C.; HERMEl, S. E. E. A Representação da Genética e da Evolução Através de Imagens Utilizadas em Livros Didáticos de Biologia. Revista Ensaio. Belo Horizonte. v.17. n.2. p. 434-454. mai-ago. 2015.

CARDOSO-SILVA, C. B.; OLIVEIRA, A. C. Como os livros didáticos de biologia abordam as diferentes formas de estimar a biodiversidade? Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 1, p.169-180, jan. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n1/12.pdf. Acesso em: 25 out. 2018.

EL-HANI.N.C; ROQUE, N; ROCHA, B.L.P. Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio: resultados do PNLEM/2007. Educação em Revista. Belo Horizonte. v.27. n.01. p.211-240. abr. 2011.

FRACALANZA, H. O que sabemos sobre os livros didáticos para o ensino de Ciências no Brasil. 1992. 304 f. Tese (Doutorado) - Curso de Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253708. Acesso em: 24 out. 2018.

FRACALANZA, H. O ensino de ciências no Brasil. In: FRACALANZA, Hilário; MEGID NETO, Jorge (orgs.). O livro didático de ciências no Brasil. Campinas: Komedi, 2006.

FRACALANZA. MEGID NETO, J. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciências & Educação. São Paulo, v.9, n.2, p. 147-157, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151673132003000200001&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 23 nov. 2016.

FERNANDES. L.C. A; GÜLLICH.C.I. R; KIEREPKA.N.S.J. Práticas pedagógicas no livro didático de ciências no ensino fundamental. Revista de Ciências Humanas. Fredererico Westphalen, v. 13, n.20, p 111-122, 2012. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/7813/5171. Acesso em: 24 out. 2018.

GERALDI, C. M. G. A produção do ensino e pesquisa na educação: estudo sobre o trabalho docente no curso de pedagogia-FE/Unicamp. 1993. 635 f. Tese (Doutorado) - Curso de Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1993. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253822. Acesso em: 24 out. 2018.

GERALDI, C. M. G. Currículo em Ação: buscando a compreensão do cotidiano da escola básica. Pro-posições, Campinas, v. 5, n. 3, p.111-132, dez. 1994. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644307. Acesso em: 24 out. 2018.

GÜLLICH, R. I. C; SILVA, L. H. A; ANTUNES, F. Os professores que ensinam Ciências e o Livro Didático: reflexões coletivas no contexto de um grupo de estudos. In: Anais do I CIECITEC. Santo Ângelo: URI, 2010.

GÜLLICH, R. I. C.; SILVA, L. H. A.; ANTUNES, F. Os professores que ensinam Ciências e o Livro Didático: reflexões coletivas no contexto de um grupo de estudos. In: I CONGRESSO INTERNACIONA L DE EDUCAÇÃO CIENTIFICA E TECNOLÓGICA, 1., 2010, Santo Ângelo. Anais.... Santo Ângelo: Uri, 2010. p. 1.Disponível em: http://www.santoangelo.uri.br/anais/ciecitec/2010/posteres/Posteres_48.pdf. Acesso em: 24 out. 2018.

IGLESIAS, J. O. V. Tradições curriculares dos conteúdos de Botânica nos livros didáticos: em foco a década de 1960 e o início do século XXI. 2014. 157 f. Dissertação (Mestrado)-Curso de Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/254018. Acesso em: 24 out. 2018.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Edusp, 2004.197p.

KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das Ciências. São Paulo: Epu, 1994. 96 p.

KLEIN, T. A. S. Perspectiva Semiótica sobre o uso de imagens na Aprendizagem Significativa do Conceito de Biotecnologia por alunos do Ensino Médio. Tese - Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011. Disponível em: http://www.uel.br/pos/mecem/arquivos/resumo_abstract/_teses/2011/klein_tania_tese.pdf. Acesso em: 25 out. 2018.

LOPES, A.C. Currículo e epistemologia. Ijuí: Unijuí, 2012. 232 p.

MARTINS, I. Analisando livros didáticos na perspectiva dos Estudos do Discurso: compartilhando reflexıes e sugerindo uma agenda para a pesquisa. Pro-posições, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p.117-136, jan./abr. 2006. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643659. Acesso em: 25 out. 2018.

MELO, E. A, et al. A aprendizagem de botância no ensino fundamental: Dificuldades e desafios. Scientia Plena, Sergipe, v. 8, n. 10, p.1-8, out. 2012. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/492. Acesso em: 25 out. 2018.

SALATINO, A.; BUCKERIDGE, M. Mas de que te serve saber Botânica? Estudos Avançados, v. 30, n. 87, p.177-196, ago. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v30n87/0103-4014-ea-30-87-00177.pdf. Acesso em: 25 out. 2018.

SELLES, S. E; FERREIRA, M. S. Influências histórico-culturais nas representações sobre as estações do ano em livros didáticos de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 1, p. 101-110, 2004.

SILVA, P. G. P. O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos. 2008. 148 f. Tese - Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2008. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/102000/silva_pgp_dr_bauru.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 out. 2018.

SILVA, L. M.; CAVALLET, V. J.; ALQUINI, Y. Contribuição à reflexão sobre a concepção de Natureza no ensino de Botânica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 86, n. 213/214, p.110-120, maio/dez. 2005. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/839/814. Acesso em: 25 out. 2018.

SILVA, L. M.; CAVALLET, V. José.; ALQUINI, Y. O professor, o aluno e o conteúdo no ensino de botânica. Educação, Santa Maria, v. 31, n. 1, p.67-80, jan./jun. 2006. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/19846444. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1490/842. Acesso em: 25 out. 2018.

XAVIER, M. C. F.; FREIRE, A. S.; MORAES, M. O. A Nova (Moderna) Biologia e a Genética nos Livros Didáticos de Biologia no Ensino Médio. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 3, p.275-289, out. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v12n3/03.pdf. Acesso em: 29 out. 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i34.7046

Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License