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Análise do Conteúdo de Botânica nos Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio

Kélli Renata Corrêa de Mattos, Wilttom Alves Ribeiro, Roque Ismael da Costa Güllich

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa nos Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio sobre a abordagem do conteúdo de Botânica. A pesquisa documental constou da análise de conteúdo de sete livros, em que foram investigados: 1- o quantitativo de páginas destinadas a cada subárea da Botânica; 2- a funcionalidade das imagens nos livros; 3- as correlações entre os conteúdos; 4- erros e defasagens conceituais. Com a análise percebemos que o conteúdo de classificação vegetal, é o mais apresentado nos livros didáticos, seguido de fisiologia. Enquanto que, em relação as imagens, foram identificadas um significativo número de imagens informativas, representando 97%, as inoperantes 2% e as reflexivas apenas 1%, do total das imagens presentes no capítulo de Botânica, nos LD. A correlação entre conteúdos mais encontrada foi de anatomia e fisiologia com 34%. Às poucas defasagens encontradas nos livros estão ligadas ao conteúdo de classificação


Palavras-chave

Ensino de Biologia, Currículo, Formação de Professores


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i34.7046

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