Articulação teórica entre registros de representação semiótica e Etnomatemática: no contexto da prática de pesca artesanal
Resumo
O estudo foi desenvolvido a partir do contexto da pesca artesanal praticada no município de Vigia de Nazaré – PA. A intervenção procedeu-se com alunos egressos do 9º ano do Ensino Fundamental, com objetivo de contextualizar o estudo de proporção às práticas laborais da pesca por meio da conjunção de ideias da Etnomatemática, no sentido da Etnocomunidade e da Teoria dos Registros de Representação Semiótica - TRRS. A pesquisa de abordagem qualitativa do tipo etnográfica apresenta como instrumento de produção de dados os registros escritos produzidos pelos alunos durante a realização das tarefas que foram concebidas e, posteriormente suas resoluções analisadas fundamentadas pela conjunção entre os campos teóricos adotados. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que as atividades realizadas propiciaram a aprendizagem de conhecimentos relacionados à noção de proporção e revelou indícios de desenvolvimento na capacidade dos alunos em perceber aspectos socioculturais e econômicos de sua realidade. A articulação e o diálogo entre os aportes teóricos comportaram uma síntese indicadora do contexto sociocultural e político institucional nas práticas de pesca, podendo com isso, evidenciar a relação entre práticas sociais e o saber matemático de um grupo cultural específico, aqui entendido como Etnocomunidades.
Palavras-chave
raciocínio proporcional; etnocomunidade; pesca artesanal.
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v17i38.7147
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