Contribuições das estratégias metacognitivas para a formação de professores que ensinam ciências nos anos iniciais
Resumo
Neste trabalho, relatamos a experiência no Estágio Docência, exigência de nossa formação doutoral em andamento, que objetiva evidenciar as contribuições das estratégias metacognitivas na formação inicial de professores que ensinam Ciências nos anos iniciais. Considerando a abordagem de pesquisa qualitativa, analisamos os registros nos Diários de Campo das alunas que realizaram o Estágio Supervisionado II do Curso de Pedagogia para identificar e discutir, à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), os resultados das estratégias utilizadas na elaboração e na execução de aulas de Ciências Naturais ministradas pelas alunas. Os registros revelam momentos de reflexão e autoconhecimento, demonstrando relevantes apontamentos sobre a formação docente pautada em uma cultura científica. Com isso, constatamos a necessidade de favorecer espaços de discussão e construção coletiva dos saberes necessários para o ensino de Ciências nos anos iniciais, permitindo às alunas olharem para si mesmas em um processo de autoconhecimento, ressignificando suas memórias, crenças e percepções como forma de potencializar seu conhecimento para o exercício docente científico e socialmente comprometido.
Palavras-chave
estratégias metacognitivas; ensino de Ciências; formação de professor
Texto completo:
PDFReferências
ALBUQUERQUE, Fernanda Medeiros de. Histórias de sala de aula nas rodas de professores de química: potência para a formação acadêmico-profissional. 2012. 110f. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Rio Grande, 2012.
BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil?. São Paulo: Biruta, 2009.
BRABO, J. C. Metacognição, ensino-aprendizagem e formação de professores de ciências. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 14, n. 29, p. 1-9, 2018.
CAMPOS, Raquel Sanzovo Pires de; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. A formação do professor de ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental e a compreensão de saberes científicos. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática. v.13, n. 25, p. 135-146, 2016.
CARVALHO, Fernanda Antoniolo Hammes de. Reaprender a aprender: a pesquisa como alternativa metacognitiva. 2007. 150f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, PUCRS, Porto Alegre, 2007.
CHASSOT, A. Educação consciência. 2 ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010.
CLEOPHAS, Maria das Graças; FRANCISCO, Welington. Metacognição e o ensino e aprendizagem das ciências: uma revisão sistemática da literatura. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 14, n. 29, p. 10-26, 2018.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
FLAVELL, J. H. Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitive–developmental inquiry. American Psychologist, 34, p.906-911, 1979. Disponível em http://psycnet.apa.org. Acesso em abril, 2018.
FREIRE, P. Pedagogia da Anatomia: saberes necessário à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
GATTI, Bernardete A. Formação de Professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade. Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.
PEREIRA, Marta Maximo; ANDRADE, Viviane Abreu de. Autoavaliação como estratégia para o desenvolvimento da metacognição em aulas de ciências. Investigações em Ensino de Ciências. v. 17, n. 3, p. 663-674, 2012.
ROCHA, M. B.; MEGID NETO, J. Práticas de Formação de Professores para o Ensino de Ciências nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. In.: Atas do Encontro Nacional de Pesquisa Em Educação em Ciências. (ENPEC), VIII, 2009. Florianópolis: ABRAPEC, 2011.
ROSA, Cleci Teresinha Werner da. A metacognição e as atividades experimentais no ensino de Física. 346 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, 2011.
ROSA, Cleci Teresinha Werner da. Metacognição no ensino de Física: da concepção à aplicação. – Passo Fundo : Ed. Universidade de Passo Fundo, 2014.
ROSA, Cleci Werner da; FILHO, José de Pinho Alves. Metacognição e as atividades experimentais em Física: aproximações teóricas. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.15, n. 01, p. 95-111,, 2013.
SCHNETZLER, R.P. O professor de ciências: problemas e tendências de sua formação. In SCHNETZLER, R.P.; ARAGÃO, R.M.R. Ensino de ciências: fundamentos e abordagens. Campinas, SP: UNIMEP, 2000.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 7. ed., São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007. (trabalho publicado originalmente em 1930).
WELLS, G. Indagación Dialógica: hacía una teoría y una práctica socioculturales de la educación. Barcelona, Paidós, 374 p. 2001.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i34.7298
Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.