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Contribuições das estratégias metacognitivas para a formação de professores que ensinam ciências nos anos iniciais

Elizangela das Silva Barboza Ramos, Maria Clara Silva-Forsberg

Resumo

Neste trabalho, relatamos a experiência no Estágio Docência, exigência de nossa formação doutoral em andamento, que objetiva evidenciar as contribuições das estratégias metacognitivas na formação inicial de professores que ensinam Ciências nos anos iniciais. Considerando a abordagem de pesquisa qualitativa, analisamos os registros nos Diários de Campo das alunas que realizaram o Estágio Supervisionado II do Curso de Pedagogia para identificar e discutir, à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), os resultados das estratégias utilizadas na elaboração e na execução de aulas de Ciências Naturais ministradas pelas alunas. Os registros revelam momentos de reflexão e autoconhecimento, demonstrando relevantes apontamentos sobre a formação docente pautada em uma cultura científica. Com isso, constatamos a necessidade de favorecer espaços de discussão e construção coletiva dos saberes necessários para o ensino de Ciências nos anos iniciais, permitindo às alunas olharem para si mesmas em um processo de autoconhecimento, ressignificando suas memórias, crenças e percepções como forma de potencializar seu conhecimento para o exercício docente científico e socialmente comprometido.


Palavras-chave

estratégias metacognitivas; ensino de Ciências; formação de professor


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i34.7298

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