Cabeçalho da página

Uma conexão geométrica: imagens mentais, visualização e registros matemáticos

Anne Desconsi Hasselmann Bettin, José Carlos Pinto Leivas, Carmen Vieira Mathias

Resumo

No presente artigo, apresenta-se o resultado de uma pesquisa qualitativa que teve o objetivo de investigar se existe conexão entre imagens mentais, visualização e notações matemáticas convencionais. O trabalho foi realizado com um grupo de estudos e pesquisas em geometria, constituído por futuros professores e professores em ação continuada, no primeiro semestre do ano de 2019, no sul do país. Na investigação, foram realizadas duas atividades que partiram da imaginação individual de cada participante do grupo para criar visualização como construto mental. Posteriormente, foram produzidas representações semióticas, tanto em linguagem natural quanto em linguagem simbólica geométrica. A coleta de dados foi realizada por meio de registros escritos dos participantes, e a respectiva análise foi feita à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, Criatividade, Visualização e Imaginação, levando em consideração aportes de diferentes estudiosos sobre esses temas. Isso possibilitou aos investigadores concluírem que é possível uma conexão que permita levantar hipóteses e, após, comprová-las por meio do uso de recursos materiais adequados.


Palavras-chave

representação; visualização; geometria


Texto completo:

PDF

Referências


ARCAVI, Abraham. The role of visual representations in the learning of mathematics. Educational studies in mathematics, v. 52, n. 3, p. 215-241, 2003.

ALMOULOUD, Saddo Ag. Diálogos da didática da matemática com outras tendências da educação matemática. Caminhos da Educação Matemática em Revista (Online), v. 9, n. 1, 2018.

CONWAY, John et al. Geometry and the Imagination. Lecture notes published on the WorldWideWeb, 2010.

DUVAL, Raymond. Approche cognitive des problèmes de géométrie en termes de congruence. Annales de didactique et de sciences cognitives. IREM de Strasbourg, v.1, p.57-74, 1988.

DUVAL, Raymond. Sémiosis et pensée humaine: registres sémiotiques et apprentissages intellectuels. Berne: Peter Lang, 1995.

DUVAL, Raymond. La notion de registre de représentation sémiotique et l'analyse du fonctionnement cognitif de la pensée. IN: Curso ministrado na PUC/SP, 1997.

DUVAL, Raymond. Basic Issues for Research in Mathematics Education. In: Proceedings of the Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME). 24th, Hiroshima, Japan, 2000.

DUVAL, Raymond. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. MACHADO, S. D. (Org.). Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2003. p. 11-33.

DUVAL, Raymond. A cognitive analysis of problems of comprehension in a learning of mathematics. Educational studies in mathematics, v. 61, n. 1-2, p. 103-131, 2006.

DUVAL, Raymond. Semiósis e pensamento humano: registros semióticos e aprendizagens intelectuais. São Paulo: Livraria da Física, 2009.

DUVAL, Raymond. Ver e ensinar a matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. São Paulo: PROEM, v. 1, 2011.

DUVAL, Raymond; MORETTI, Trad Méricles Thadeu. Diferenças semânticas e coerência matemática: introdução aos problemas de congruência Écarts sémantiques et cohérence mathématique: introduction aux problèmes de congruence. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 7, n. 1, p. 97-117, 2012a.

DUVAL, Raymond; MORETTI, Trad Méricles Thadeu. Abordagem cognitiva de problemas de geometria em termos de congruência Approche cognitive des problèmes de geométrie en termes de congruence. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 7, n. 1, p. 118-138, 2012b.

LEIVAS, José Carlos Pinto. Imaginação, Intuição e Visualização: A riqueza de possibilidades da abordagem geométrica no currículo de Cursos de Licenciatura de Matemática. Tese (Doutorado em Educação, Universidade Federal do Paraná), Curitiba, Pr, 2009, 294p.

MORETTI, Méricles Thadeu; BRANDT, Celia Finck. Construção de um desenho metodológico de Análise Semiótica e Cognitiva de Problemas de Geometria que envolvem Figuras. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 17, n. 3, p. 597-616, 2015.

NERES, Raimundo Luna; MIGUEL, José Carlos; GUTERRES, Camila Everton. Explorando Registros Figurais: implicações para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 13, n. 25, p. 33-45, 2016.

PRESMEG, Norma C. Visualisation in high school mathematics. For the learning of mathematics, v. 6, n. 3, p. 42-46, 1986.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i36.7301

Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License