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A criação de GIFs com o GeoGebra para produção de narrativas matemáticas digitais

Carla Vital, Ricardo Rodrigues da Silva Scucuglia

Resumo

Neste artigo, discutimos aspectos sobre processo de criação de GIFs com o software GeoGebra. Esses GIFs foram criados por grupos de professores e futuros professores de Matemática em um curso de extensão universitária sobre Geometria. Os GIFs foram utilizados na produção de uma Performance Matemática Digital (PMD). Portanto, esta pesquisa explora uma interlocução entre o uso de tecnologias digitais e artes em Educação Matemática. Este estudo é de natureza qualitativa e a produção de dados ocorreu por meio de registros audiovisuais do referido curso, considerando-se o ambiente de interação e as telas dos computadores utilizados pelos participantes. Os resultados evidenciam o papel das tecnologias e das artes na produção de significados matemáticos. Nossa análise conclui que a produção de conhecimentos e aprendizagem matemática, bem como o engajamento dos participantes, foram aprimorados pelas potencialidades tecnológicas do GeoGebra e por elementos estéticos das construções dinâmicas.


Palavras-chave

GeoGebra; experimentação; seres-humanos-com-mídias


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i36.7319

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