Abordagem temática como objeto de pesquisa: o que vem sendo investigado?
Resumo
O presente trabalho busca, por meio de uma revisão bibliográfica, analisar as pesquisas referentes à perspectiva curricular da Abordagem Temática. Para isso, realizou-se um levantamento de teses e dissertações com foco em Abordagem Temática e por meio das publicações um olhar para dados concernentes aos anos, orientações e locais de publicação das pesquisas; classificou-se as pesquisas quanto sua natureza e foco e categorizou-se de acordo com seus objetivos e problemas. Os dados demonstram a crescente disseminação dessa proposta curricular, principalmente na região sul e sudeste do país. Além disso, evidenciam uma maior produção em trabalhos de natureza prática e com foco na formação de professores. As pesquisas puderam, a partir da Análise Textual Discursiva, ser agrupadas em 5 categorias: Compreensão de visões docentes; Influências para prática pedagógica; Desafios e potencialidades; Características teóricas ou metodológicas e Contribuições para o conhecimento, sendo a maior parte das produções relacionadas à essa última, que expressa as pesquisas que buscam as contribuições da Abordagem Temática para o conhecimento científico.
Palavras-chave
currículo; abordagem temática; revisão bibliográfica
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i36.7446
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