Cabeçalho da página

Abordagem temática como objeto de pesquisa: o que vem sendo investigado?

Sabrina Gabriela Klein, Cristiane Muenchen

Resumo

O presente trabalho busca, por meio de uma revisão bibliográfica, analisar as pesquisas referentes à perspectiva curricular da Abordagem Temática. Para isso, realizou-se um levantamento de teses e dissertações com foco em Abordagem Temática e por meio das publicações um olhar para dados concernentes aos anos, orientações e locais de publicação das pesquisas; classificou-se as pesquisas quanto sua natureza e foco e categorizou-se de acordo com seus objetivos e problemas. Os dados demonstram a crescente disseminação dessa proposta curricular, principalmente na região sul e sudeste do país. Além disso, evidenciam uma maior produção em trabalhos de natureza prática e com foco na formação de professores. As pesquisas puderam, a partir da Análise Textual Discursiva, ser agrupadas em 5 categorias: Compreensão de visões docentes; Influências para prática pedagógica; Desafios e potencialidades; Características teóricas ou metodológicas e Contribuições para o conhecimento, sendo a maior parte das produções relacionadas à essa última, que expressa as pesquisas que buscam as contribuições da Abordagem Temática para o conhecimento científico.


Palavras-chave

currículo; abordagem temática; revisão bibliográfica


Texto completo:

PDF

Referências


AULER, D; MUENCHEN, C; FORGIARINI, M. S; GEHLEN, S, T; GRIEBELER, A; SANTINI, E. L; STRIEDER, R. B; SCHNEIDER, C. V. Transporte particular X Coletivo: intervenção curricular pautada por interações entre ciência-tecnologia-sociedade. Ensenãnza de la Ciencias, n. extra, VII congresso, 2005.

AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia-sociedade: pressupostos para o contexto Brasileiro. Ciência & Ensino, v. 1, n. especial, 2007.

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Educação CTS: articulação entre pressupostos do educador Paulo Freire e referenciais ligados ao movimento CTS. In: Las Relaciones CTS en la Educación Científica. Málaga, Espanha: 2006.

BERNARDO, J. R. da R.; VIANNA, D. M.; SILVA, V. H. D. A construção de propostas de ensino em ciência-tecnologia-sociedade (CTS) para abordagem de temas sociocientíficos. In. SANTOS, W. L. P. dos; AULER, D. CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011.

CENTA, F. G. “Arroio Cadena: Cartão postal de Santa Maria?”: Possibilidades e desafios em uma reorientação curricular na perspectiva da Abordagem Temática. 2015. 201 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física). Universidade Federal de Santa Maria: Santa Maria, 2015.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: Fundamentos e métodos. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

DELIZOICOV, D. Concepção problematizadora do ensino de ciências na educação formal. 1982. Dissertação (Mestrado em Educação). São Paulo: IFUSP/FEUSP, 1982.

DELIZOICOV, D. Conhecimento, Tensões e Transições. 1991. 219 p. Tese (Doutorado em Educação). São Paulo: FEUSP, 1991.

FLECK, L. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018a.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 65 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018b.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

HALMENSCHLAGER, K. R. Abordagem temática no ensino de ciências: algumas possibilidades. Vivências. Vol.7, N.13, p.10-21, 2011.

HALMENSCHLAGER, K. R. Abordagem de temas em ciências da natureza no ensino médio: implicações na prática e na formação docente. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, 2014.

HALMENSCHLANGER, K. R; DELIZOICOV, D. Abordagem Temática no Ensino de Ciências: Caracterização de Propostas Destinadas ao Ensino Médio. Alexandria. v. 10, n. 2, 2017.

KRUPCZAK, C.; AIRES, J. A. Natureza da ciência o que os pesquisadores brasileiros discutem? Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemáticas. v. 14, n. 32, 2018.

MAGOGA, T; CENTA, F. G; SCHNEIDER, T. M; MUENCHEN, C. Uma análise das práticas educativas baseadas na abordagem temática nas atas do ENPECs. Anais do III Seminário Internacional de Educação em Ciências. Rio Grande, 2014.

MAGOGA, T. Abordagem temática na educação em ciências: um olhar à luz da epistemologia fleckiana. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências). Universidade Federal de Santa Maria: Santa Maria, 2017.

MAGOGA, T; MUENCHEN, C. Abordagem Temática: um olhar sobre os pesquisadores dessa perspectiva curricular. In: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Sociedade Brasileira de Física. São Carlos/SP, 2017.

MAGOGA, T.; MUENCHEN, C. A abordagem temática na educação em ciências: caracterização de um estilo de pensamento. Alexandria, v.11, n.2, 2018.

MEDEIROS, M. V.; CABRAL, C. L. Formação docente: da teoria à prática, em uma abordagem sócio-histórica. Revista E-Curriculum, v. 1, n. 2, 2006.

MORAES, R; GALIAZZI, M. Análise Textual Discursiva. 3 ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.

MUENCHEN, C. A Disseminação dos Três Momentos Pedagógicos: Um Estudo Sobre Práticas Docentes na Região de Santa Maria/RS. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 2010.

PERNAMBUCO, M. M. C. A. Educação e escola como movimento: do ensino de ciências à transformação da escola pública. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo: São Paulo, 1994.

PEZARINI, A. R; MACIEL, M. D. As dimensões da argumentação no ensino de ciências em pesquisas de 2007 a 2017: um olhar para a caracterização e para as ferramentas metodológicas para estudar esta temática. Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemáticas. v.14, (32), 2018.

PIERSON, A. H. C. O cotidiano e a Busca de Sentido para o Ensino de Física. Tese (Doutorado em educação). Universidade de São Paulo: São Paulo, 1997.

SANTOS, R. A. dos; HUNSCHE, S. Abordagem temática: alguns resultados de implementações. Revista travessias, ed. XIV, 2012.

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Um primeiro olhar sobre o projeto. Cadernos de Formação. Série: Ação pedagógica na escola pela via da interdisciplinaridade. São Paulo: DOT/SME-SP, 1990.

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Ciências: Visão da área. Movimento de Reorientação curricular. São Paulo, DOT/SME-SP, 1992.

SILVA, A. F. G. A construção do currículo na perspectiva popular crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

SILVA, T. T. Documentos de Identidades: uma introdução as teorias de currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

WENGZYNSKI, C. D.; TOZETTO, S. S. A formação continuada de professores e suas contribuições para aprendizagem da docência. Seminário de Pesquisa do PPE. Universidade Estadual de Maringá. 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i36.7446

Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License