Cabeçalho da página

Competências e representações profissionais de professores de Matemática

Elisângela Bastos de Mélo Espíndola

Resumo

Apresentamos um estudo sobre as representações profissionais de professores de Matemática acerca de suas competências em diferentes níveis da atividade docente. Para tanto, utilizamos a abordagem das representações profissionais, considerada como representações sociais específicas de um dado grupo profissional, bem como o modelo de níveis da atividade do professor, desenvolvido no cenário da Didática de Matemática francesa. O quadro metodológico é referenciado na teoria do núcleo central, a saber: teste de associação livre de palavras, teste de hierarquização e entrevistas. Na análise do campo semântico das representações, usamos os softwares Alceste e Trideux. Os participantes da pesquisa foram cento e vinte e seis professores de Matemática. Dentre os resultados, destacamos a centralidade das representações dos professores acerca das competências profissionais estudadas no conhecimento matemático e capacidade de dominá-lo e no compromisso com a função de ensinar, norteando suas atividades de organização do planejamento de ensino e preparação de aulas de Matemática.


Palavras-chave

representações profissionais; competência profissional; níveis da atividade do professor; matemática


Texto completo:

PDF

Referências


ABRIC, J-C. Abordagem estrutural das representações sociais: desenvolvimentos recentes. In: CAMPOS, P. H. F.; LOUREIRO, M. C. S. (Org.). Representações sociais e práticas educativas. Goiânia: UCG, 2003. p. 37-57.

ABRIC, J-C. Méthodologie et recueil des représentations sociales. In: ABRIC, J-C. (Org.). Pratiques sociales et représentations. Paris: Puf, 1994a. p. 59- 82.

ABRIC, J-C. L’organisation interne des représentations sociales: système central et système périphérique. In: GUIMELLI, C. Structures et transformations des représentations sociales. Lausanne: Delachaux et Niestlé,1994b. p. 73-84.

ABRIC, J-C. Coopération, compétition et représentation sociale. Cousset: Ed Del Val, 1987.

ABRIC, J-C.; TAFANI, E. Nature et fonctionnement du noyau central d’une représentation sociale: la représentation de l’entreprise. Les Cahiers Internationaux de Psychologie Sociale, Paris, n. 28, 1995, p. 22-35.

ALMEIDA, L.M. Representações sociais e prática pedagógica no processo de construção identitária. In: SANTOS, M.F.S; ALMEIDA, L.M. (Orgs). Diálogos com a teoria das representações sociais. Recife: Editora Universitária UFPE/EdUFAL, 2005. p. 161- 200.

BATAILLE, M. Représentations, implicitation, implication de représentations sociales aux représentations professionnelles. In: GARNIER, C., ROUQUETTE, M-L. (Eds.). Représentations sociales et éducation. Montreal: Éditions Nouvelles, 2000. p. 165-189.

BATAILLE, M.; BLIN, J. F.; MIAS, C.; PIASER, A. Représentations sociales, représentations professionnelles, système des activités professionnelles. L’Année de la Recherche en Sciences de l’Éducation. Paris: Puf, 1997, p. 57-87.

BONA, V.; ESPINDOLA, E.B.M.; MAIA, L. As representações sociais de autonomia e autonomia docente e suas relações de encaixe. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de janeiro, v.14, n.37, 2017, p. 161-183.

BOUYSSIÈRES, P. Usages des apprentissages collectifs en formation des adultes: étude psychosociale des représentations professionnelles des formateurs. In: Coloqque apprentissages et compétences collectifs: repenser la formation, 1.,Rennes: France, 2006. disponível em: https://halshs.archives-ouvertes.fr/halshs-00489346/document.

BRAEM, S. Le nécessaire développement théorique de la notion de professionnalité pour la sociologie des professions française. Interim Conference Of Isa Research Committee Sociology Of Professional Groups. Lisbon: RC52, 2000.

DELUIZ, N. O modelo das competências profissionais no mundo do trabalho e na educação: implicações para o Currículo. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 27, n. 3, p. 13-25, set/dez 2001.

DUBAR, C. La qualification à travers les journées de Nantes. Sociologie du Travail. De la qualification à la professionnalité. XXIX, p-3-14,1987.

PERRENOUD, P. L’école saisie par les compétences. In: BOSMAN, C. et al. (Org.). Quel avenir pour les compétences? Bruxelles: De Boeck Université, 2000. p. 21-41.

PIASER, A.; RATINAUD, P. Pensée sociale, pensée professionnelle: une approche singulière en Sciences de l’Éducation. Les Dossiers des Sciences de l’Éducation, Toulouse, n.23, 2010, p. 7-14.

JONNAERT, P. et al. Contribution critique au développement des programmes d’études: compétences, constructivisme et interdisciplinarité. Revue des Sciences de l’Éducation, Montréal, v. XXX(3), p. 667-696, 2005.

LAC, M.; MIAS, C.; LABBÉ, S.; BATAILLE, M. Les représentations professionnelles et l'implication professionnelle comme modèles d'intelligibilité des processus de professionnalisation. Les Dossiers des Sciences de l’Éducation, Toulouse, n. 24, 2010, p.133-145.

LAC, M.; RATINAUD, P. La professionnalisation: approche d’un processus représentationnel. Journal International sur les Représentations Sociales, Paris, n. 2-1, 2005, p. 68-77.

LE BOTERF, G. Construire les compétences individuelles et collectives: agir et réussir avec compétence. 2. ed. Paris: Les Editions d’Organisation, 2007.

LE BOTERF, G. De la compétence à la navigation professionnelle. 2.ed. Paris: Les Editions d’Organisation, 1998.

MARGOLINAS, C. La situation du professeur et les connaissances en jeu au cours de l’activité mathématique en classe. In: SIMMT, E.; DAVIS, B. (Eds.). Actes 2004 de la rencontre annuelle du groupe canadien d’étude en didactique des mathématiques. Edmonton: CMESG/GCEDM, 2005. p.1-21.

MARGOLINAS, C. Situations, milieux, conhecimentos Analyse de l’activité du professeur. In: DORIER, J.-L. et al. (Eds.). Actes de la 11e École d’été de didactique des mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage: 2002. p. 141-156.

MOLINER, P. Les méthodes de répérage et d’indentification du noyau des représentations sociales. In: GUIMELLI,C. Structure et transformation des représentations sociales. Lausanne: Delachaux et Niestlé, 1994, p. 199-232.

MOSCOVICI, S. La psychanalyse, son image et son public. Paris: PUF: 1961.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7.ed. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 2000.

RAMALHO, B. L. et al. Formar o professor profissional: perspectivas e desafios. 2.ed. Porto Alegre: Sulina, 2004

ROVAI, E. Educação profissional: a formação do cidadão produtivo e transformativo. In: ROVAI, E. (Org.). Competência e competências: contribuição crítica ao debate. São Paulo: Cortez: 2010, p. 21-67.

RIOS, T. Competência ou competências: o novo e original na formação de professores. In: ROSA, D. G.; SOUZA, V. C. (Orgs.). Didática e práticas de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p.154-172.

TARDIF, J. L’évaluation des compétences. Quebec: Chenalière Éducation, 2006.

VERGÈS, P. Os questionários para análise das representações sociais. In: MOREIRA, A. S. P.; CAMARGO, B. V.; JESUÍNO, J. C.; NÓBREGA, S. M. (Eds.). Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais. João Pessoa: UFPB. (2005), p. 201-228.

WACHELKE, J. F. R.; CAMARGO. B. V. Representações sociais, representações individuais e comportamento. Revista Interamericana de Psicología/Interamerican Journal of Psychology, Porto Alegre, v.41, n. 3, dez. 2007, p. 379-390.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i37.7570

Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License