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Propostas para o ensino do sistema métrico no Pará pelas mãos de Tito Cardoso de Oliveira

Elenice de Souza Lodron Zuin

Resumo

Neste artigo, apresento um recorte dos resultados de uma investigação que tem como principais fontes primárias livros didáticos de Aritmética, escritos em fins do século XIX e início do século XX, contendo o tópico “sistema métrico decimal”. Entre as publicações do Estado do Pará, destaco a Arithmetica Complementar, destinada aos cursos primário complementar, normal e comercial, de autoria de Tito Cardoso de Oliveira, para a qual realizo uma descrição e análise do referido tópico presente na 8ª edição da obra, possivelmente publicada na década de 1920. O direcionamento dado ao ensino/aprendizagem do sistema métrico pelo autor incidiria nas práticas em sala de aula. Verificou-se que o autor segue, em parte, as normativas oficiais vigentes no tocante aos programas, aborda o sistema métrico de forma clara e objetiva, inclui diversas ilustrações e exercícios contextualizados referentes a este tópico, contudo, não engloba outros princípios do método intuitivo, divulgado desde fins do século XIX, e prescrito na legislação escolar.


Palavras-chave

ensino primário; história da matemática escolar; livro didático; sistema métrico decimal; Pará


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i36.7636

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