Cabeçalho da página

Produção e avaliação de um aplicativo móvel para ensino de química ambiental

Rogério Sousa Estevam, Simone Pinheiro Pereira, Davis Castro Santos, Hemilton Cardoso Costa

Resumo

O Quiz Ambiental é um software de celular que foi desenvolvido e testado com o objetivo de avaliar seu uso como um produto educacional no ensino de ciências ambientais. O aplicativo apresenta um formato de perguntas e respostas, com questões de múltipla escolha de diferentes níveis de dificuldade, aplicado a professores e estudantes no município de Barcarena - PA. Foi observado o envolvimento e a participação tanto dos alunos, quanto dos professores, durante a execução das atividades relacionadas ao uso desta ferramenta. Os resultados demonstraram que o software proposto, pode ser um aliado no processo de construção de conhecimentos no ensino de química ambiental.


Palavras-chave

aplicativo android; aprendizagem; ciências ambientais


Texto completo:

PDF

Referências


BITANTE, A. P.; FARIA, A. C.; GASPAR, M. A.; PASCUAL, J. V. I.; DONAIRE, D. A. Impactos da tecnologia da informação e comunicação na aprendizagem dos alunos em escolas públicas de São Caetano do Sul. Holos, v. 8, p. 281-222, 2016.

CARVALHO, D. A. Blog de educação ambiental: ferramenta tecnológica para o processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e Meio Ambiente do Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, 2014, 75p.

COSTA, T. R. Uso do aplicativo Scratch no ensino de ciências: uma abordagem na formação de professores de Física. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2017. 73 p.

FANTINI, V.; COSTA, E. R.; MELO, C. I. Os jogos virtuais para a educação ambiental no ensino fundamental. Tecnologias na Educação, v. 3, n. 1, p. 1-10, 2011.

FERBEK, G. J. V.; VILA, P. S. Desenvolvimento de um aplicativo visando à educação ambiental. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, RJ: SEGET, 2013, p. 1-7.

GALVÃO, M. F. G.; COHEN, M. Aplicativos verdes: uma análise contextualizada de programas para celulares (sistema iOS) votados para ações sustentáveis. Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, SP: ENGEMA, 2016, p. 3-16.

GUERRA, A. F. S. As tecnologias educacionais na formação em educação ambiental para a sustentabilidade. Diálogo Educacional, v. 10, n. 31, p. 561-579, 2010.

JÚNIOR, W. F. O uso de dispositivos móveis em sala de aula em uma perspectiva sóciocomunitária. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Americana, 2017. 101 p.

KLEIN, C. L.; LOCATELLI, A.; ZOCH, A. N. A educação ambiental por meio da ludicidade: uma proposta didática. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 15, n. 33, 2019. p. 219-234.

LIAO, C.-W.; CHEN, C.-H.; SHIH, S.-J. The interactivity of video and collaboration for learning achievement, intrinsic motivation, cognitive load, and behavior patterns in a digital game-based learning environment. Computers & Education, v. 133, p. 43–55, 2019.

MAGALHÃES, R. A. P.; PINHEIRO, P. S. B.; SERUFFO, M. C. R. Desenvolvimento e avaliação de um jogo para auxílio do processo de ensino e aprendizado: Um estudo de caso. Research, Society and Development, v. 8, n. 7, p. 1-23, 2019.

MELLO, C. M. G.; RODRIGUES, D. C. G. A.; PEREIRA, A. Jogo cooperativo como uma proposta lúdica no ensino de ciências ambientais – por uma ética do cuidado. Revista Eletrônica Ludus Scientiae – (RELUS), v. 3, n. 2, p. 53-68, 2019.

MORAES, T. S. Estratégias inovadoras no uso de recursos didáticos para o ensino de ciências e biologia. Dissertação (Mestrado em Gestão) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação da Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2016. 135 p.

NETO, H. S. M..; MORADILLO, E. F. O jogo no ensino de química e a mobilização da atenção e da emoção na apropriação do conteúdo científico: aportes da psicologia histórico-cultural. Ciênc. Educ., v. 23, n. 2, p. 523-540, 2017.

PONTES, A. N.; MENDES, I. F.; TOMAZELA, M. G. J. M. Lino: jogo eletrônico para auxiliar na educação ambiental de crianças em idade escolar. Thema, v. 14, n. 4, p. 136-148, 2017.

RASZEJA, A. “Batalha dos elementos”. Influência do jogo didático na aprendizagem em sala. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) - Curso de Especialização em Ciências, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, PR, 2013. 74 p.

SANTOS, L. M. M. Elaboração de material paradidático para educação ambiental com ênfase em atividades lúdicas. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. 88 p.

SANTOS, T. S. Tecnologia e educação: o uso de dispositivos móveis em sala de aula. Monografia (Especialização em Ensino e Tecnologia) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016. 70 p.

SCHNORR, S. M.; RODRIGUES, C. G.; ISLAS, C. A. Uso das tecnologias contemporâneas como recurso pedagógico para as aulas de ciências. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 3, p. 31-42, 2017.

SILVA, R. L. S.; SOUZA, G. M.; SANTOS, B. F. Questionamento em aulas de Química: Um estudo comparativo da prática pedagógica em diferentes contextos sociais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 1, p. 69-96, 2018.

SILVA, F. U. Uso de Quiz em smartphones visando o auxílio na aprendizagem de física no ensino médio. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Programa de Mestrado Profissional de Ensino de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. 132 p.

SOARES, E. L.; VIÇOSA, C. S. C. L.; TAHA, M. S.; FOLMER, V. A presença do lúdico no ensino dos modelos atômicos e sua contribuição no processo de ensino aprendizagem. Revista Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 12, n. 2, pag. 69-80, 2017.

SOUZA, S. H. Celular em sala de aula: de vilão a solução - construção de atividades no contexto CTS. Dissertação (Mestrado no Ensino de Ciências) - Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017. 132 p.

TEIXEIRA, R. T. M. Construção e uso de um aplicativo para smartphones como auxílio ao ensino de física. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Programa de Mestrado Profissional de Ensino de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. 131 p.

UNESCO. Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel. 2013. Disponível em




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v17i38.7841

Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License