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Mobilizações de perspectivas de Paul Feyerabend na pesquisa em educação em ciências

João Paulo Ganhor, Atair José Bernardino de Jesus, Fernanda Aparecida Meglhioratti

Resumo

Pressupostos presentes nas obras de Paul Feyerabend fornecem importantes dimensões de enriquecimentos para as práticas ligadas à Educação em Ciências. Nessa direção, realizamos uma revisão bibliográfica em periódicos atrelados à Pesquisa em Educação em Ciências e nas atas de todas edições do ENPEC, ilustrando como esse autor vem sendo apropriado pela área, buscando responder as seguintes questões: Como as perspectivas de Paul Feyerabend vêm sendo mobilizadas no contexto da PEC? Quais espaços e autores têm contribuído nesse processo? Encontramos um total de 20 artigos e 23 autores envolvidos. A partir da leitura dos artigos e de um tratamento quali-quantitativo, propomos três categorias que aglutinam os focos dos trabalhos. Além disso, apresentamos nossas análises quanto a distribuição temporal e recorrência: dos autores, das instituições, das áreas de formação inicial e das obras utilizadas. Realizamos ainda uma análise das citações entre os trabalhos que compõem o corpus, buscando identificar os mais centrais e suas relações.


Palavras-chave

educação em ciências; Feyerabend; anarquismo epistemológico; pluralismo epistemológico


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i37.7927

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