A matemática no encontro do velho e do novo mundo
Resumo
A partir do século XV as nações europeias intensificaram suas viagens marítimas, navegando por mares até então desconhecidos com os mais diversos objetivos. A maior motivação era abrir rotas comerciais para o Oriente, particularmente a Índia e a China, como alternativa às chamadas rotas da seda utilizadas desde a Antiguidade. No caminho foram encontrando terras, com recursos naturais importantes, e povos desconhecidos. Em nome dos monarcas patrocinadores das viagens, tomaram posse das novas terras. É o início da Era das conquistas e do Colonialismo.
Palavras-chave
navegações; conquistas; sistemas de conhecimento
Texto completo:
PDFReferências
ALFONSO-GOLDFARB, A. M. Livro do Tesouro de Alexandre, trad. do original árabe de S. Jubran e A.M. Alfonso Goldfarb, Editora Vozes, São Paulo, 1999
AMANCIO, Chateaubriand Nunes. Os kanhgág da Bacia do Tibagi: um estudo etnomatemático em comunidades indígenas, Rio Claro: IGCEX/UNESP, 1999.
BELLO, Samuel Lopez. Educação matemática indígena – um estudo etnomatemático dos índios guarani-kaiová do Mato Grosso do Sul, Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 1995.
BIBLIOTECA DE AUTORES ESPAÑOLES, Tomo XCII, Obras del P. Bernabe Cobo II, Atlas, Madrid, 1964; p.14.
EVERETT, D. L. Don’t Sleep, There Are Snakes. New York: Pantheon Books, 2008.
FERREIRA, M. K. L. Madikauku. Os dez dedos das mãos: Matemática e povos indígenas no Brasil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
SALVADOR, Frei Vicente do: História do Brasil 1500-1627. Revisão de Capistrano de Abreu, Rodolfo Garcia e Frei Venâncio Willeke. São Paulo: OFM, Edições Melhoramentos, 1965; pp. 89-90.
SERTIMA, I. van. They Came Before Columbus, New York: Random House, 1976.
VITRÚVIO. Da Arquitetura, intr. Júlio R. Katinsky, trad. Marco Aurélio Lagonegro, Hucitec, São Paulo, 1999.
WELDSHMAN N. They Came Before Columbus – a Review, Perspectives in History, vol.XVIII, 2002-2003, pp.87-90.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i35.8388
Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.