Cabeçalho da página

Resolução de Problemas de Matemática: análise das dificuldades de alunos do 9.º ano do ensino fundamental

Marcelo Carlos de Proença, Érika Janine Maia-Afonso, Wilian Barbosa Travassos, Giovana Rodrigues Castilho

Resumo

O objetivo do artigo é descrever e analisar as dificuldades de alunos do 9.º ano do ensino fundamental na resolução de problemas de Matemática. Realizamos uma pesquisa de caráter interpretativo e descritivo, tendo por base os cinco conhecimentos indicados por Mayer (1992). Os participantes foram 111 alunos de 9.º ano do ensino fundamental de uma escola pública, os quais resolveram dez situações de Matemática. Os resultados mostraram que as dificuldades dos alunos se concentraram no uso de conhecimentos ligados à compreensão de problemas, referentes aos significados de termos matemáticos e à organização das informações. De forma específica, há dificuldades em conhecimentos como o conceito de bissetriz, converter litros em mililitros, no uso de porcentagem e para propor resolução por meio de sistema de equações. Concluímos que é necessário que sejam implementadas políticas educacionais públicas que visem à valorização da educação escolar e priorizem um ensino para o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos.


Palavras-chave

ensino de matemática; conhecimentos; resolução de problemas


Texto completo:

PDF

Referências


ALVARENGA, K. B.; ANDRADE, I. D.; SANTOS, R. de J. Dificuldades na resolução de problemas básicos de matemática: um estudo de caso do agreste sergipano. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 12, n. 24, p. 39-52, 2016.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Trad. Maria João Alvarez; Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, Coleção Ciências da Educação. 1994, 335p.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. (versão final). Brasília: MEC, 2018.

BRITO, M. R. F. de. Alguns aspectos teóricos e conceituais da solução de problemas matemáticos. In: BRITO, M. R. F. (Org.). Solução de problemas e a matemática escolar. 2. ed. Campinas: Alínea, 2010, p. 13-53.

CAI, J.; LESTER, F. Por que o ensino com resolução de problemas é importante para a aprendizagem do aluno? Boletim GEPEM, n. 60, jan./jun., 147-162, 2012.

COSTA, A. S. da; AZEVEDO, J. M.; RODRIGUES, M. P.; HAUSCHILD, C. A; DULLIUS, M. M. Investigando as dificuldades apresentadas em álgebra por alunos do oitavo ano do ensino fundamental. Revista Destaques Acadêmicos, Lajeado, v. 8, n. 4, p. 159-176. 2016.

DAMIN, W.; JUNIOR, S. G; PEREIRA, R. S. G. O conceito de média aritmética nos anos finais do ensino fundamental. Boletim Online de Educação Matemática, Joinville, v.4, n. 6, p. 48-68, 2016.

ECHEVERRÍA, M. P. P. A solução de problemas em matemática. In: POZO, J. I. (Org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: ArtMed, 1998, p. 43-65.

GAGNÉ, R. M. Como se realiza a aprendizagem. (Tradução de Therezinha Maria Ramos Tovar). 1. ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S/A, 1973.

GIL, K. H.; FELICETTI, V. L. Reflexões sobre as dificuldades apresentadas na aprendizagem da álgebra por estudantes da 7ª série. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, Sergipe, v.1, n. 1, p. 19- 35, 2016.

GUÉRIOS, E.; MEDEIROS JR., R. J. Resolução de Problemas e Matemática no Ensino Fundamental: uma perspectiva didática. In: BRANDT, C.; MORETTI, M. Ensinar e Aprender Matemática: possibilidades para a prática educativa. Ponta Grossa: UEPG, 2016, p. 209-232.

KLIEMANN, G. L.; DULLIUS, M. M. Análise de erros na resolução de problemas matemáticos. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 13, p. 166, 2017.

KRUTETSKII, V. A. The psychology of mathematical abilities in schoolchildren. Trad. Joan Teller, do russo para o inglês. Chicago: University of Chicago Press, 1976.

MAYER, R. E. Thinking, problem solving, cognition. 2. ed. New York: WH Freeman and Company, 1992, 214p.

MELO, S. G. S. A interpretação de enunciados em problemas de aritmética: um estudo das dificuldades dos alunos dos sextos anos do ensino fundamental em uma escola estadual de Aracaju. 2015. 64 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, 2015.

MOURA, A. P.; SANTOS, M. R. Concepção de estudantes do 9º ano do ensino fundamental em relação ao conceito de área de figuras planas. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12. 2016. São Paulo. Anais... São Paulo: 2016, p. 1-11.

PROENÇA, M. C. de. Resolução de problemas: encaminhamentos para o ensino e a aprendizagem de matemática em sala de aula. 1. ed. Maringá: EdUEM, 2018. 79p.

SILVA, M. A. Resolução de problemas algébricos: uma investigação sobre estratégias utilizadas por alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de Aracaju/SE. 2014. 99f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, 2014.

STEFANI, A.; PROENÇA, M. C. de. Análise das dificuldades de alunos dos anos finais do ensino fundamental na resolução de problemas de perímetro e área. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v.8, n. 16, p. 97-118, jul./dez. 2019.

ZAT, A. D. O.; GROENWALD, C. L. O. Resolução de problemas matemáticos no “sexto ano” do ensino fundamental no município de Canoas. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v.11, n. 2, p. 437-456, 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i36.8639

Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License