Contribuições das Sequências de Ensino Investigativas (SEI) aos Alunos de Medicina em Imersão na PBL
Resumo
A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) tem sido adotada em diversas instituições de ensino superior, visando promover a autonomia, pesquisa e interdisciplinaridade. Buscamos, nesta pesquisa, verificar as potencialidades da inserção das SEI (Sequência de Ensino Investigativa) nos currículos PBL para alunos em fase inicial de formação em medicina. Após a aplicação de uma SEI previamente validada e publicada, realizamos a coleta de dados, cuja análise de conteúdo com categorias estabelecidas a posteriori resultou em três categorias consensuais para professores e alunos. Os resultados apontaram a necessidade de adaptação didático-pedagógica, na qual a inserção da SEI se apresentou promissora. Concluímos que estratégias metodológicas como as SEI podem ser uma alternativa para preparar professores e alunos para tais mudanças, fazendo com que construam subsídios para resolverem problemas reais no futuro, em uma proposta mais crítica e humanizada
Palavras-chave
aprendizagem baseada em problemas; adaptação PBL; sequência de ensino investigativa; SEI
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i36.8803
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