Cabeçalho da página

Contribuições das Sequências de Ensino Investigativas (SEI) aos Alunos de Medicina em Imersão na PBL

Prislaine Pupolin Magalhães, Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani

Resumo

A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) tem sido adotada em diversas instituições de ensino superior, visando promover a autonomia, pesquisa e interdisciplinaridade. Buscamos, nesta pesquisa, verificar as potencialidades da inserção das SEI (Sequência de Ensino Investigativa) nos currículos PBL para alunos em fase inicial de formação em medicina. Após a aplicação de uma SEI previamente validada e publicada, realizamos a coleta de dados, cuja análise de conteúdo com categorias estabelecidas a posteriori resultou em três categorias consensuais para professores e alunos. Os resultados apontaram a necessidade de adaptação didático-pedagógica, na qual a inserção da SEI se apresentou promissora. Concluímos que estratégias metodológicas como as SEI podem ser uma alternativa para preparar professores e alunos para tais mudanças, fazendo com que construam subsídios para resolverem problemas reais no futuro, em uma proposta mais crítica e humanizada


Palavras-chave

aprendizagem baseada em problemas; adaptação PBL; sequência de ensino investigativa; SEI


Texto completo:

PDF

Referências


ABREU NETO, I. et al. Percepção dos professores sobre o novo currículo de graduação da Faculdade de Medicina da UFG implantado em 2003. Rev. bras. educ. med., v. 30, n. 3, p. 154-160, 2006.

ALBANESE, M. A.; MITCHELL, S. Problem-based learning: A review of the literature on its outcomes and implementation issues. Academic Medicine, v. 68, n. 1, p. 52-81, 1993.

ALMEIDA, E. G.; BATISTA, N. A. Desempenho docente no contexto PBL: essência para aprendizagem e formação médica. Rev. bras. educ. med., v. 37, n. 2, p. 192-201, 2013.

AUSUBEL, D.P. Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart, and Winston. 1968.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARROWS, H. S.; TAMBLYN, R. M. Problem-based learning: An approach to medical education. New York: Springer, 1980.

BARROWS, H. S. A taxonomy of problem-based learning methods. Medical Education, v. 20, n. 6, p. 481-486, 1986.

BRASIL, 2014. Ministério da Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução No. 3 de 20 de junho de 2014. Diário Oficial da União, Brasília, 23 jun. 2014; Seção 1, p. 8-11.

CAÑAL, P.; LLEDÓ, A. I.; POZUELOS, F. J. Investigar En La Escuela: Elementos para una Enseñanza Alternativa. Sevilla: Díada, 1997.

CAÑAL, P.; PORLÁN, R. Bases para un programa de investigación en torno a un modelo didáctico de tipo sistémico e investigativo. Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n. 6, p. 54-60, 1988.

CAÑAL, P.; PORLÁN, R. Investigando la realidad próxima: Un modelo didáctico alternativo. Enseñanza de las Ciencias, v. 5, n. 2, p. 89-96, 1987.

CARVALHO, A. M. P. et al. Termodinâmica: Um ensino por investigação. São Paulo: USP, 1999.

CARVALHO, A. M. P. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

CONCEIÇÃO, C. V.; MORAES, M. A. A. Aprendizagem Cooperativa e a Formação do Médico Inserido em Metodologias Ativas: um Olhar de Estudantes e Docentes. Revista brasileira de educação médica, v. 42, n. 4, p. 115-122, 2018.

GOMES, R. et al. Aprendizagem Baseada em Problemas na formação médica e o currículo tradicional de Medicina: uma revisão bibliográfica. Rev. bras. educ. med., v. 33, n. 3, p. 433-440, 2009.

HMELO-SILVER, C. E. Problem-based learning: what and how do students learn? Education Psychology Review, v. 16, n. 3, p. 235-266, 2004.

MAGALHÃES, P. P. et al. Bioquímica e Função Renal: Utilizações de Sequências Didáticas com Enfoque Investigativo para Reaproximação de Conceitos Específicos. Rev. bras. educ. med, v. 43, n. 1, 2019.

MALHEIRO, J. M. S.; DINIZ, C. W. P. Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino de Ciências: Mudando Atitudes de Alunos e Professores. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 4 - n. 8 - jan 2008/jun. 2008.

MAGALHÃES, P. P. Sequências de ensino investigativas (SEI) e aprendizagem baseada em problemas (PBL): aproximações teórico metodológicas e suas contribuições aos alunos de medicina em fase inicial de formação. 2020. 189p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2020.

MARTINS, D. B.; ESPEJO, M. M. S. B. Problem based learning: PBL no ensino de contabilidade: guia orientativo para professores e estudantes da nova geração. São Paulo: Atlas, 2015.

MORAES, T. Coordenador é exonerado de curso de Medicina da USP e fala em conspiração. JCNET, Bauru, 11 jun. 2019. Disponível em: https://www.jcnet.com.br/noticias/geral/2019/06/556194-coordenador-e-exonerado-de-curso-de-medicina-da-usp-e-fala-em-conspiracao.html. Acesso em: 10 out. 2019.

MUNFORD, D. E.; CASTRO LIMA, M. E. C. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo? Ensaio, v. 9, n. 1, p. 89-111, 2007.

RICARDO, E. C. Problematização e contextualização no ensino de física. In. CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de Física. São Paulo: Cengage Learning, 2010. p. 29- 51.

SASSERON, L. H. Alfabetização científica, Ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. v. 17, n. especial, p. 49-67, 2015.

SUART, R. C; MARCONDES, M. E. R. A manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no ensino médio de química. Ciência & Cognição, v. 14, n. 1, p. 50-74, 2009.

TEIXEIRA, L. S.; ALMEIDA, L. S.; SILVA, R. A. Mudança curricular e de métodos pedagógicos: impacto vivenciado por estudantes de Medicina. Revista de estudios e investigación en psicología y educación, v. 5, n.1, 19-28, 2018.

TEÓFILO, T. J. S.; SANTOS, N. L. P.; BADUY, R. S. Apostas de mudança na educação médica: trajetórias de uma escola de medicina. Interface, v. 21, n. 60, p. 177-188, 2017.

TIBÉRIO, I. F. L. C.; ATTA, J. A.; LICHTENSTEIN, A. O aprendizado baseado em problemas – PBL. Rev. Med., v. 82, n. 1-4, p. 78-80, 2003.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i36.8803

Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License