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Reflexão sobre a ação: experiências formativas de professores sobre a aprendizagem escolar

Dayanne Dailla Cajueiro, Eridete Arnaud de Pina, Terezinha Valim Oliver Gonçalves

Resumo

Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade narrativa. Investigamos a experiência de dois professores sobre a reflexão sobre a ação docente. Objetivamos buscar aspectos que correspondem à reflexão metodológica, sobre o ensinar e sobre a aprendizagem escolar nessas narrativas. Neste sentindo, investigamos “Que aspectos procedimentais subjazem aos relatos de professores ao falarem sobre práticas docentes que visam a aprendizagem de seus alunos?”. Para análise dos relatos, assumimos a análise textual discursiva (ATD). Da imersão nos textos de campo, emerge dois eixos de análise: i) A afetividade como princípio pedagógico; II) Reconstruindo abordagens de ensino por meio de reflexões. Concluímos que os sujeitos percebem fatores essenciais que contribuem para o ensino de qualidade, enfatizando a afetividade como fator primordial em todo o processo no que diz respeito à relação professor-aluno-conhecimento.


Palavras-chave

reflexão; docência; pesquisa narrativa; afetividade


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v17i39.8899

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