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Abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente e a perspectiva do estudo implicado no ensino de ciências: um olhar para a Amazônia brasileira

Dayane Negrão Carvalho Ribeiro, Elizabeth Orofino Lucio, Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida

Resumo

Este artigo é resultado da revisão bibliográfica de uma tese e tem como objetivo apresentar um diálogo por meio da abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) com a perspectiva do estudo implicado, que contemple a pesquisa e o ensino de ciências no contexto amazônico. Para isso, retoma a origem do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade, comenta a natureza da implicação e sua relação com a abordagem CTSA, vinculados a três elementos: objetivos; interações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente; e estratégias de ensino. Além disso, tece uma discussão com os princípios da abordagem como a participação ativa, a dialogicidade e a problematização, associadas à ideia de transformação da realidade. Por fim, defende a perspectiva do estudo implicado para a pesquisa e o ensino de ciências por meio da abordagem CTSA para a Amazônia, considerando a diversidade que a compõe.


Palavras-chave

Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade; estudo implicado; ensino de ciências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v17i39.9904

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