Page Header

HISTÓRIA E CINEMA: UMA LEITURA ICONOGRÁFICA DA MODERNIDADE.

Edinei Pereira Pereira da SILVA (PUC-SP)

Abstract

O presente artigo tem como escopo tratar o cinema como consequência das transformações proporcionadas pelo desencadeamento da Modernidade. Os elementos constituintes e capturados pelas lentes cinematográficas, além dos grandes e visibilizados fatos já apontados pelos estudos historiográficos, passam pelas relações do cotidiano, aqueles que muitas vezes são geridos pelas forças do controle do Tempo. Este, problematizado aqui como substancia de um capitalismo que se coloca como normatização daquela organicidade. Algumas obras fílmicas foram pensadas para fundamentar o estudo. Como: Metropolis (de Fritz Lang), e Tempos Modernos (de Charles Chaplin). Ambas trazem uma série de questões pertinentes para uma análise à luz daquela conjuntura. Procurei esquadrinhar as cenas que remetiam de forma direta ao Tempo como substância elementar daquela realidade, e suas conjunções ao que implica na alteração e consequência do homem moderno a partir da leitura iconográfica.

Palavras-chave: Cinema. Modernidade. Tempo.

 

HISTORY AND MOVIE THEATER:  AN ICONOGRAPHIC READING OF MODERNITY

Abstract: This article has a scope deal with a movie theater as a consequence of changes by the development of modernity. The elements captured by cinematic lenses, beyond big facts shown by the historiographies studying, passing by daily relation, those which many times are managed by the time. This one, problematized here like capitalism substance placed as standardization about an organization. Some films were done to fund the study. For example Metropolis (Lang, Fritz), and Tempos Modernos (Chaplin, Charles). Both bring a lot of questions for an analysis of that conjuncture. Searched scan scenes that bring the direct form to Time as an elementary substance about that reality, and your conjunctions which implies in alternation and consequences of modernity man from iconographic reading.

Keywords: Cinema. Modernity. Time.

 



References


BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire - Um lírico no auge do capitalismo In: Obras escolhidas vol. III. São Paulo: Brasiliense, 1989.

BROUÉ, Pierre. A Revolução Espanhola: 1931-1939. São Paulo: Editora Perspectiva. 1992.

BURKE, Peter. Testemunha Ocular: o uso de imagens como evidência histórica. São Paulo: Unesp, 2017.

CAPELATO, Maria Helena; MORETTIN, Eduardo; NAPOLITANO, Marcos; SALIBA, Elias Thomé (Org.) História e Cinema. São Paulo: Alameda, 2011, p. 31.

CESARINO, Flávia. O Primeiro Cinema: espetáculo, narração, domesticação. Rio de Janeiro: Azougue, 2005.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Difel. 1988.

GINZBURG, Carlos. Medo, reverência, terror: quatro ensaios de iconografia política. São Paulo: Companhia das letras: 2014.

GIDDENS, Anthony. Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2002, p.22.

HOBSBAWM, Eric J. A Era das Revoluções (1789-1848). São Paulo: Paz e Terra, 2011.

JOHNSON, Allan G. Dicionário de Sociologia- Guia prático da linguagem sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1997. p. 188.

LEFEBVRE, Henri. O Direito à Cidade. Itapevi: Difel, 2016.

PINTO, Geraldo Augusto. A Organização do Trabalho no Século XX: taylorismo, fordismo e Toyotismo. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

QUINTANEIRO, Tânia; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA; Márcia Gardênia Monteiro. Um toque de Clássicos: Marx/ Durkheim/ Weber. Belo Horizonte: UFMG. 2ª edição, 2009.

SCHMITT, Jean-Claude. A História dos Marginais. IN: LE GOFF, Jaques. A História Nova: São Paulo. Martins Fontes, 2011.

XAVIER, Ismail. A alegoria langiana e o monumental : a figura de babel em Metropolis. In: História e Cinema. São Paulo. Alameda. 2011. p. 15-38.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v15i24.10042

Copyright (c) 2021 Edinei Pereira Pereira da Silva

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Indexing for:

 

 

Impact Factor 1.54


 Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License

Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete

Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)

ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374

DOI: https://dx.doi.org/10.18542

         

Free counters!