Fator de Impacto 1,54 (CiteFactor)
Margens é um periódico científico semestral, de acesso livre e gratuito, que tem por objetivo promover o debate, a construção do conhecimento e a divulgação da produção acadêmica relacionada às temáticas e problemas da microrregião do Baixo Tocantins, da Amazônia e do Brasil, nos diversos campos das Ciências Humanas.
O Margens também pretende ser um território aberto à reflexão, buscando a interconexão de pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior, superando fronteiras que dificultam o diálogo e a troca de experiências investigativas. Embora o processo de crescimento e contribuições da produção acadêmica na região do Baixo Tocantins e na Amazônia esteja apenas começando, cresce o número de grupos de pesquisa e pesquisas em desenvolvimento, o que expressa a produção de uma identidade acadêmica e sociocultural para o Campus Universitário.
Com o objetivo de consolidar a produção de conhecimento como resposta aos problemas do meio ambiente, o intercâmbio acadêmico com outras instituições de pesquisa e ensino contribui para a rica troca de experiências que qualifica a revista. Por fim, Margens é um esforço de incentivo à produção e à disseminação do conhecimento produzido no Campus do Baixo Tocantins, com o objetivo de consolidar a pesquisa como uma instância das privilegiadas da academia e como um compromisso social com a melhoria da qualidade de vida das populações amazônicas. A revista pública artigos, resenhas, entrevistas e trabalhos de Iniciação Científica resultantes de estudos e pesquisas.
Announcements
A Revista Interdisciplinar Margens alcança estrato A2 no Qualis CAPES
A Revista Interdisciplinar Margens, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios, Identidades e Educação (PPGCITE) da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi classificada no estrato A2 na avaliação Qualis Periódicos da CAPES, referente ao quadriênio 2021–2024.
No período avaliado, a revista publicou 4 volumes e 8 números, reunindo artigos científicos de autores vinculados a diversas instituições, provenientes de diferentes regiões do Brasil e de países da América Latina, Europa e Ásia, o que evidencia seu alcance nacional e internacional. O periódico manteve regularidade editorial e contou com a colaboração de pareceristas externos de distintas áreas do conhecimento, assegurando a qualidade do processo de avaliação por pares.
Indexada em bases como Scopus, Latindex, DOAJ, Google Scholar e Diadorim, a Margens reafirma, com essa classificação, seu compromisso com a qualidade editorial e com o fortalecimento do debate interdisciplinar nos campos das cidades, territórios, identidades e educação.
Menstruação, territórios e justiça socioambiental
Proposta Dossiê - Menstruação, territórios e justiça socioambiental
Esta chamada está vinculada ao projeto MEInstruAÇÃO: enredando o Caleidoscópio no debate sobre as relações entre discurso, pobreza menstrual, meio ambiente e ciência em escolas de Ensino Médio no Brasil (CNPq), coordenado por Maria Carmen Aires Gomes, sediado no Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) e no INCT Caleidoscópio, da Universidade de Brasília (UnB).Políticas e Programas Federais de Financiamento da Educação em países do Sul Global
O presente edital torna pública a chamada para submissão de artigos destinados ao Dossiê “Políticas e Programas Federais de Financiamento da Educação em países do Sul Global”, promovido pela Universidade Federal do Pará (UFPA), pelo Observatório de Políticas Públicas da Região Amazônica (OPPRA), pelo Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios, Identidades e Educação (PPGCITE) e pelo Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Norte (CECAMPE Norte). A proposta consiste em reunir estudos que abordem o financiamento da educação a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas.
Margins already have Impact Factor!
CiteFactor has just released the Impact Factor (IF) of Margens: Revista Interdisciplinar:
1.54


























