ALGUMAS INCURSÕES EM TRABALHOS PRODUZIDOS NO CAMPO DA HISTÓRIA DA LEITURA NO BRASIL
Abstract
Neste trabalho é feito um breve levantamento de teses desenvolvidas sobre a ‘história das práticas da leitura no Brasil’, referente ao período de 2003 a 2010, para investigar como esse objeto vem sendo tratado do ponto de vista teóricometodológico. O procedimento metodológico consistiu em um levantamento no banco de teses da CAPES e de três Instituições de Ensino Superior (IES) de teses vinculadas a programas de pós-graduação que desenvolvem pesquisas dentro da temática escolhida. Os resultados da investigação revelam que a abordagem teóricometodológica que orienta as pesquisas é a história cultural, principalmente os trabalhos introduzidos por Roger Chartier, com foco metodológico na pesquisa documental. Os dados revelam também que, das IES investigadas, esse tipo de abordagem teóricometodológica predomina na UNICAMP, em razão de essa instituição desenvolver projeto de grande envergadura voltado para a história da leitura.
Palavras-chave: História Cultural. Práticas da leitura. História da leitura.
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PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2735
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Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios, Identidades e Educação (PPGCITE)
ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542

























