HISTÓRIAS DE VIDAS: A VEZ E A VOZ DOS PROFESSORES
Abstract
Este artigo apresenta alguns olhares acerca da história de vida dos
professores. Para tanto, procuramos definir a noção de memória e memória coletiva, bem como diferenciá-la de história e narrativa. Ao buscarmos essa definição o texto mostra que a memória é algo vivo e, ao ser contada, passado e presente vão se misturando no presente. As narrativas ajudam-nos a colocar ordem e coerência em nossa experiência e dar sentido aos acontecimentos de nossa vida. A história é a maneira como organizamos e revelamos para o outro aquilo que reconhecemos em nossa memória. O texto indica que é importante lançarmos um olhar sobre as experiências pelas quais os professores passam, com o intuito de conhecer mais sobre
sua história de vida. Por meio dessa reflexão podemos encontrar respostas e detectar formas de apoio e entraves para que o desenvolvimento profissional aconteça.
Palavras-chave: Memória. Narrativa. Desenvolvimento profissional.
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PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v7i8.2751
Copyright (c) 2016 Revista Margens
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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)
ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542