Logo do cabeçalho da página Revista Margens Interdisciplinar

HISTÓRIAS DE VIDAS: A VEZ E A VOZ DOS PROFESSORES

Roseli Araújo Barros Costa, Tadeu Oliver Golçalves

Resumo

Este artigo apresenta alguns olhares acerca da história de vida dos
professores. Para tanto, procuramos definir a noção de memória e memória coletiva, bem como diferenciá-la de história e narrativa. Ao buscarmos essa definição o texto mostra que a memória é algo vivo e, ao ser contada, passado e presente vão se misturando no presente. As narrativas ajudam-nos a colocar ordem e coerência em nossa experiência e dar sentido aos acontecimentos de nossa vida. A história é a maneira como organizamos e revelamos para o outro aquilo que reconhecemos em nossa memória. O texto indica que é importante lançarmos um olhar sobre as experiências pelas quais os professores passam, com o intuito de conhecer mais sobre
sua história de vida. Por meio dessa reflexão podemos encontrar respostas e detectar formas de apoio e entraves para que o desenvolvimento profissional aconteça.


Palavras-chave: Memória. Narrativa. Desenvolvimento profissional.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v7i8.2751

Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados à Revista Margens Interdisciplinar - ISSN: 1982-5374

Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Abaetetuba - Editora Campus de Abaetetuba