Page Header

HISTÓRIAS DE VIDAS: A VEZ E A VOZ DOS PROFESSORES

Roseli Araújo Barros Costa, Tadeu Oliver Golçalves

Abstract

Este artigo apresenta alguns olhares acerca da história de vida dos
professores. Para tanto, procuramos definir a noção de memória e memória coletiva, bem como diferenciá-la de história e narrativa. Ao buscarmos essa definição o texto mostra que a memória é algo vivo e, ao ser contada, passado e presente vão se misturando no presente. As narrativas ajudam-nos a colocar ordem e coerência em nossa experiência e dar sentido aos acontecimentos de nossa vida. A história é a maneira como organizamos e revelamos para o outro aquilo que reconhecemos em nossa memória. O texto indica que é importante lançarmos um olhar sobre as experiências pelas quais os professores passam, com o intuito de conhecer mais sobre
sua história de vida. Por meio dessa reflexão podemos encontrar respostas e detectar formas de apoio e entraves para que o desenvolvimento profissional aconteça.


Palavras-chave: Memória. Narrativa. Desenvolvimento profissional.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v7i8.2751

Copyright (c) 2016 Revista Margens



Indexing for:

 

 

Impact Factor 1.54


 Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License

Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete

Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)

ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374

DOI: https://dx.doi.org/10.18542

         

Free counters!