Logo do cabeçalho da página Revista Margens Interdisciplinar

CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE

Cássia Araújo de Oliveira, Waldir Ferreira de Abreu, Damião Bezerra Oliveira

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo demonstrar a influência da ideia
de pós-modernidade para o conhecimento e, por conseguinte, para a educação. A pósmodernidade na esfera do conhecimento e da educação possui uma dimensão críticareflexiva, principalmente porque a expressão “pós-modernidade” problematiza o moderno e se faz presente em muitas situações como ruptura da própria modernidade. A proposta do artigo é a crítica que a ideia de pós-modernidade oferece como produção de conhecimento em educação, na medida em que os efeitos da pós-modernidade surgem como destaque no debate atual de conhecimento em educação. Para a metodologia do artigo utilizou-se de pesquisas bibliográficas, apoiadas em Gallo (2006), Pagni (2006) e Habermas (2000). O artigo busca compreender, de modo particular em que sentido a educação se insere na ideia de pós-modernidade.


Palavras-chave: Pós-modernidade. Modernidade. Conhecimento. Educação.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v7i8.2754

Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados à Revista Margens Interdisciplinar - ISSN: 1982-5374

Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Abaetetuba - Editora Campus de Abaetetuba