Logo do cabeçalho da página Revista Margens Interdisciplinar

A MEDIAÇÃO DA AFETIVIDADE EM EXPERIÊNCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE LEITURA E ESCRITA

Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Dionéia Sanches Leão

Resumo

A finalidade deste artigo é apresentar um recorte discursivo sobre os
resultados de uma pesquisa realizada numa turma de 1ª série do ensino fundamental. Desenvolveram-se atividades didáticas e culturais que viessem permitir a troca de experiência, conhecimentos e saberes com o propósito de possibilitar a interação entre crianças que vivem em uma realidade de violência e exclusão dos bens materiais e simbólicos. À medida que as ações foram acontecendo, observaram-se graduais mudanças na configuração afetiva na sala de aula, provocando alterações e novos modos de relação das crianças com os conhecimentos a elas disponibilizados. Verificouse que o conhecimento mobilizava as crianças, revelando os laços de afetividade que
iam sendo produzidos nas relações de aprendizagem. Ao compreender-se aprendendo e se apropriando, as crianças modificaram seus comportamentos e atitudes em relação a si mesmas, à professora, aos conhecimentos trabalhados e à escola.

Palavras-chave: Leitura. Escrita. Ensino-aprendizagem. Afetividade.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v7i8.2755

Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados à Revista Margens Interdisciplinar - ISSN: 1982-5374

Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Abaetetuba - Editora Campus de Abaetetuba