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A NOVA DEMANDA DO CAPITAL POR ESCOLARIDADE: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE TRABALHADORES A NOVA DEMANDA DO CAPITAL POR ESCOLARIDADE: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE TRABALHADORES

Ronaldo Marcos de Lima Araújo, Doriedson Rodrigues

Abstract

O trabalho em questão, seguindo a concepção materialista de linguagem proposta por Bakhtin, analisa o discurso de trabalhadores de uma filial multinacional Alemã, considerando a articulação entre capital e demanda por
escolaridade. De um modo geral, verifica-se que a escolarização, entendida como correspondendo a um corpo de saberes definido pelas séries escolares e por capacidades intelectuais também correspondentes às séries, não tem
relação direta com as novas tecnologias organizacionais e de gestão adotadas pela empresa pesquisada, evidenciando, possivelmente, a circularidade da Teoria do Capital Humano, conforme Frigotto, de que para se ter desenvolvimento econômico é necessário maior escolaridade e investimento em educação, mas para ter investimento em educação é necessário maior capacidade de recursos do Estado gerado por um desenvolvimento econômico.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v4i5.2793

Copyright (c) 2016 Revista Margens



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Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios, Identidades e Educação (PPGCITE)

ISSN:  1806-0560  e-ISSN:  1982-5374

DOI:  https://dx.doi.org/10.18542

         

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