Logo do cabeçalho da página Revista Margens Interdisciplinar

MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO DO CMAPO E PESQUISA: UM ESTUDO SOBRE OS GRUPOS DE PESQUISA DO PARÁ NO DIRETÓRIO DO CNPQ

Salomão Mufarrej Hage

Resumo

O artigo apresenta os resultados de um estudo que realiza o mapeamento dos grupos de pesquisa que elegeram a Educação do Campo como foco de investigação, inscritos no Diretório dos grupos do CNPq. Ele centra seu foco de investigação e reflexão sobre grupos de pesquisa existentes no Estado do Pará, onde desenvolvemos com mais efetividade os estudos e intervenções, participando da construção e afirmação do Movimento Paraense por uma Educação do Campo, desde 2002. As informações disponibilizadas no artigo oportunizam com detalhes a configuração dos grupos de pesquisa do Pará, evidenciando o número de pesquisadores e estudantes que compõe cada um dos grupos, acrescido de reflexões que abrangem: o ano de criação dos grupos, as universidades e municípios em que eles se inserem, o pertencimento às áreas de conhecimento, a formação na graduação de seus líderes e as temáticas específicas focadas em suas linhas e projetos de pesquisa, manifestadas pelos próprios grupos no Diretório do CNPq.

 

Palavras-chave: Movimentos Sociais. Educação do campo. Pesquisa. Educação Superior. Políticas Educacionais. 


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2801

Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados à Revista Margens Interdisciplinar - ISSN: 1982-5374

Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Abaetetuba - Editora Campus de Abaetetuba