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SOBRE FORMAÇÃO CULTURAL E EDUCAÇÃO NO CAMPO

Paulo Lucas da Silva

Abstract

O texto é uma discussão baseada em pesquisas realizadas durante o doutorado, em dois projetos de pesquisa e em eventos sobre Educação Rural, Casa Familiar e Pedagogia da Alternância. Desta experiência e da leitura de autores da escola de Frankfurt, analiso o que se convencionou denominar "educação do campo", sua relação com a escola formal, no meio rural, os programas de educação para o campo e a tentativa de direcionamento, unilateral, para o treinamento adestramento dos agricultores e de seus filhos para a atividade econômica. As críticas ao urbanismo na escola rural dão vazão a um sem número de novidades pedagógicas, propaladas por diversos programas que, negligenciando a formação, redundam em semelhante fracasso da formação da escola oficail. Ainda assim, a escola oficial rural não é superada, apesar de seu fracasso, e os programas continuam com seus ineditismos e com o apoio oficial (cf. CALAZANS et al., 1981, p. 161-92).

 

Palavras-chave: Educação. Formação. Programas de Educação Rural. Adorno.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2811

Copyright (c) 2016 Revista Margens



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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete

Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)

ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374

DOI: https://dx.doi.org/10.18542

         

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