Logo do cabeçalho da página Revista Margens Interdisciplinar

ETNOMATEMÁTICA: DIÁLOGO ENTRE CONHECIMENTO MATEMÁTICO E SABERES DA TRADIÇÃO

Isabel Cristina R. de Lucena

Resumo

A cosntrução artesanal de barcos, realizada no Município de Abaetetuba-PA, aliadas às análises com referenciais matemáticos dessa prática, compuseram minha dissertação de mestrado ("Carpiteiros Navais de Abaetetuba-PA: Etnomatemática navega pelos rios da Amazônia" - Lucena, 2002), s qual enfoca a Etnomatematica dos carpinteiros navais. Este artgo, parte do referido trabalho de pesquisa, discute a relação matemática, saberes da tradição e Etnomatemática apontando para o diálogo não hierárquico entre ciência e não-ciência.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v1i2.2852

Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados à Revista Margens Interdisciplinar - ISSN: 1982-5374

Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Abaetetuba - Editora Campus de Abaetetuba