O COMPONENTE CURRICULAR ASPECTOS DA VIDA CIDADÃ (AVC) E O GOVERNAMENTO DE SUBJETIVIDADES
Abstract
O presente texto problematiza a constituição do currículo
escolar, ao analisar as condições de emergência do componente
curricular Aspectos da Vida Cidadã (AVC) criado na Escola em Regime
de Convênio de Ensino Fundamental e Médio São Francisco Xavier
que funciona em regime de convênio entre a Secretaria Estadual de
Educação do Estado do Pará (SEDUC) e a Diocese de Abaetetuba com
o objetivo de governar subjetividades. Foram analisados enunciados de
documentos da escola, os quais permitiram rastrear alguns discursos
sobre a invenção de AVC e as formas como se tornou um dos espaços
legitimados na escola para produzir subjetividades governadas.
Palavras-chave: Currículo. Subjetividade. Governamentalidade.
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PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3030
Copyright (c) 2016 Revista Margens Interdisciplinar
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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)
ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542