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O COMPONENTE CURRICULAR ASPECTOS DA VIDA CIDADÃ (AVC) E O GOVERNAMENTO DE SUBJETIVIDADES

Vilma Nonato de Brício, Josenilda Maués

Abstract

O presente texto problematiza a constituição do currículo

escolar, ao analisar as condições de emergência do componente

curricular Aspectos da Vida Cidadã (AVC) criado na Escola em Regime

de Convênio de Ensino Fundamental e Médio São Francisco Xavier

que funciona em regime de convênio entre a Secretaria Estadual de

Educação do Estado do Pará (SEDUC) e a Diocese de Abaetetuba com

o objetivo de governar subjetividades. Foram analisados enunciados de

documentos da escola, os quais permitiram rastrear alguns discursos

sobre a invenção de AVC e as formas como se tornou um dos espaços

legitimados na escola para produzir subjetividades governadas.

Palavras-chave: Currículo. Subjetividade. Governamentalidade.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3030

Copyright (c) 2016 Revista Margens Interdisciplinar



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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete

Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)

ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374

DOI: https://dx.doi.org/10.18542

         

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