Page Header

AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM ESCOLAR: REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Zildene Francisca Pereira

Abstract

Discutimos, neste artigo, a relação existente entre o processo

de ensino-aprendizagem e a afetividade, a partir da teoria walloniana

como nosso principal referente teórico. Para tanto temos como

objetivos: discutir a importância da afetividade na prática pedagógica

e conhecer os estágios de desenvolvimento, considerando o processo

histórico do qual a criança faz parte. Compreender a afetividade para

além do entendimento na maneira de agir maleável e suave faz com

que possamos ampliar nosso conhecimento acerca desse conceito tão

difundido, atualmente, nas práticas pedagógicas, mas nem sempre

compreendido em toda sua amplitude. Desse modo, estudar essa

temática é um desa. o constante, pois são inúmeras as di. culdades

impostas em sala de aula cotidianamente.

Palavras-chave: Afetividade. Desenvolvimento infantil. Prática

docente. Psicogenética walloniana.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3035

Copyright (c) 2016 Revista Margens Interdisciplinar



Indexing for:

 

 

Impact Factor 1.54


 Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License

Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete

Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)

ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374

DOI: https://dx.doi.org/10.18542

         

Free counters!