AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM ESCOLAR: REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Abstract
Discutimos, neste artigo, a relação existente entre o processo
de ensino-aprendizagem e a afetividade, a partir da teoria walloniana
como nosso principal referente teórico. Para tanto temos como
objetivos: discutir a importância da afetividade na prática pedagógica
e conhecer os estágios de desenvolvimento, considerando o processo
histórico do qual a criança faz parte. Compreender a afetividade para
além do entendimento na maneira de agir maleável e suave faz com
que possamos ampliar nosso conhecimento acerca desse conceito tão
difundido, atualmente, nas práticas pedagógicas, mas nem sempre
compreendido em toda sua amplitude. Desse modo, estudar essa
temática é um desa. o constante, pois são inúmeras as di. culdades
impostas em sala de aula cotidianamente.
Palavras-chave: Afetividade. Desenvolvimento infantil. Prática
docente. Psicogenética walloniana.
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PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3035
Copyright (c) 2016 Revista Margens Interdisciplinar
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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)
ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542